Zoobotânico de Brusque prepara os animais para o frio

Spread the love

Com as baixas temperaturas que devem atingir o município de Brusque, o Parque Zoobotânico está fazendo os preparativos para seus animais passarem bem e seguros durante o período. Segundo Milene Zapala, médica veterinária, ‘’os cuidados vão ser dobrados. Os mamíferos, primatas e felinos possuem feno cobertores e aquecimento para a proteção do frio. Já para as aves, os recintos possuem plástico e lonas para a proteção contra os ventos. As aves de gaiolas serão retiradas dos recintos e deslocadas para a clínica do Zoo. Para os répteis, colocamos lâmpadas para ajudar no aquecimento’’.

Milene também comenta que a alimentação das aves foi incrementada. ‘’Oferecemos alimentos mais gordurosos como amendoim, girassol, milho, pinhão. Eles ajudam a manter a temperatura corporal dos animais’’, detalha.

‘’Sobre os pets em casas, temos que ter todo cuidado em relação ao aquecimento, principalmente para aos animais que dormem em casinhas, colocar cobertores, caso os animais não possam dormir dentro de casa. Hoje em dia temos vários tipos de roupinhas, tanto para cães e para gatos que ajudam muito também’’, explica.

Quando se fala em aves exóticas como calopsitas, papagaios, a veterinária aconselha evitar colocar estes animais muito cedo na rua e durante a noite. ‘’É importante cobrir as gaiolas com cobertas para que o vento não passe. Para as pessoas que possuem pássaros em recintos maiores, deve-se bloquear o vento com plástico. No frio as aves costumam gastar muita energia, e esse desgaste é bem maior em comparação aos mamíferos, então a alimentação também se torna uma fonte de defesa para o frio: sementes de gira sol, pinhão, milho são indicados’’, finaliza.

TEXTO – SECOM BRUSQUE