VACINAS QUE PREVINEM AS DOENÇAS DE INVERNO

Spread the love

As baixas temperaturas são um convite para manter ambientes mais fechados, tirar as roupas mais quentes dos armários e, claro, se proteger das doenças respiratórias, muito comuns no inverno. Além de se agasalhar, se alimentar bem, usar máscara e redobrar os cuidados de higiene, é possível ainda se prevenir com as vacinas. A lista de doenças desse período é grande, vai desde de as alergias até resfriados, gripes e infecções bacterianas que causam doenças como a meningite e a pneumonia, para as quais existe imunizantes.
A enfermeira Mariana Fernandes , responsável pela Primme Vacinas, clínica especializada em imunização, lembra que a vacina contra a gripe, por exemplo, é recomendada para toda pessoa a partir de 6 meses de vida. ” Principalmente aquelas pessoas de maior risco para infecções respiratórias, que podem ter complicações e a forma grave da influenza”.

Existem alguns tipos de vacina para a Influenza. A quadrivalente e a tetra, que protegem contra dois vírus influenza A (H1N1 e o H3N2) e dois da influenza B, e a trivalente, que imuniza contra os dois tipos de influenza A (H1N1 e H3N2) e um tipo de influenza B.
As vacinas trivalente estão disponíveis no Sistema Único de Saúde- SUS para os grupos de risco. Já a tetra e a quadrivalente são encontradas somente na rede privada, disponível para todas as pessoas.

Já no caso das pneumonias e meningites, o calendário de vacinação começa desde cedo, quando criança ainda, a partir dos 2 meses de vida, com a vacina Pneumocócica. Outra doença bacteriana de transmissão respiratória que pode ser prevenida com vacinas é a coqueluche. A imunização contra a doença é feita pela vacina dTpa. O importante é ficar atento ao calendário vacinal, e manter toda a família protegida.

A Primme Vacinas é um clínica autorizada pela Sociedade Brasileira de Vacinação e trabalha com todas esses imunizantes. Em tempos de pandemia, as salas de vacina estão atendendo com horários marcados, para garantir a segurança, ou ainda no sistema drive thru. A Primme está presente em Florianópolis, Palhoça, São José e Balneário Camboriú.

Danielle Lottermann
Jornalista