VACINA CONTRA PNEUMONIA AMENIZA COMPLICAÇÕES EM CASO DE COVID-19

Spread the love

Embora não seja tão comum entre as vacinas, a pneumocócica 13 pode ser uma grande aliada na redução da gravidade de pacientes com Covid. A vacina previne a pneumonia bacteriana e combate 13 grupos da bactéria pneumococo, que ataca toda a via respiratória, o que pode ser fator de risco ao contrair Coronavírus.
Além da pneumonia, a bactéria pneumococo pode causar meningite, crises de asma, bronquite, rinite, e otite em crianças. Por isso, é indicada para todas as idades, a partir de 2 meses de vida, principalmente para idosos acima de 50 anos, que ficam com a saúde mais debilitada com o passar dos anos.
“Embora não previna contra o novo coronavírus, estar vacinado com a pneumocócica 13 protege o organismo de doenças responsáveis por pneumonias, já que a vacina protege as vias respiratórias, evitando complicações desta natureza em pacientes com COVID-19 ”, explica Vanessa Maciel, enfermeira e epidemiologista da equipe Primme Vacinas, clínica especializada. Ela lembra que a partir dos 2 anos de idade o imunizante já tem dose única. No caso de bebês, há necessidade de fazer mais doses por conta da imunidade da criança. Procure uma clínica com autorização da Anvisa, e mantenha a saúde em dia!

TEXTO - Danielle LotermannFoto: Divulgação ( Vanessa Maciel)