Unidades de ensino realizam eleição para Conselho Escolar

Spread the love

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação realiza nesta terça-feira, dia 31, o processo eleitoral para escolha de novos membros do Conselho Escolar. A eleição ocorre em todas as unidades de ensino da rede municipal, seja nas escolas ou nos Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs). As assembleias gerais serão organizadas pelas próprias unidades de ensino e pais e responsáveis já foram previamente avisados.

   As assembleias gerais foram convocadas pelas respectivas instituições da rede municipal através de editais de convocação divulgados na comunidade escolar. Todos os protocolos de segurança sanitária instituídos para o funcionamento das mesmas, garantindo assim, a possibilidade de tonar esse momento seguro para todos, e atendendo aos dispositivos legais e do estatuto de cada Conselho Escolar. A secretaria de educação reforça a importância da participação da comunidade escolar nas votações.

Conselho Escolar

   O Conselho Escolar, conforme prevê a Lei, se constitui como órgão colegiado de natureza deliberativa, consultiva, propositiva, mobilizadora, fiscalizadora e pedagógica, com a representatividade de todos os segmentos da comunidade escolar, sendo instituído de forma paritária e com seus membros escolhidos através de eleição direta, organizando-se sob a forma de sociedade civil, por estatuto próprio, consolidando o fortalecimento e a ampliação da participação da comunidade escolar, para o bom andamento da instituição de ensino, contribuindo tanto para a organização e aplicação de recursos, como também para a efetivação de planos, metas e projetos escolares, garantindo, dessa forma, uma gestão democrática de ensino.

TEXTO – SECOM GASPAR