UEI Martha Elisabeth Mantau cria projeto que promove o contato com elementos da natureza no espaço escolar

Spread the love

Entre os dias 11 de outubro e 5 de novembro, a professora Roseli Vanelli, da Unidade de Educação Infantil Bairro Encano Baixo – Martha Elisabeth Mantau, elaborou, com o apoio das auxiliares Cleicieli e Elísia, o Projeto “Brincando com os elementos da natureza”, o qual foi desenvolvido junto à turma de 3/4 anos da UEI.

A partir disso, as crianças puderam explorar as relações de causa e efeito na interação com o mundo físico, proporcionando experiências com a água, terra, fogo e ar. Como cada elemento possui características próprias, foi possível realizar várias brincadeiras diferentes.

O ato de brincar com a água resulta em relaxamento, enquanto o ar coloca o corpo e a imaginação infantil em movimento. A terra, por sua vez, possibilita a compreensão das mais diversas texturas e o fogo desafia a criança, trazendo uma experiência positiva de autocontrole.

“Elas construíram e vivenciaram todas essas relações com os elementos, despertando a imaginação e a criatividade de cada uma. Brincar com a natureza, além de estimular o desenvolvimento cognitivo, também ensina a criança a respeitá-la”, comenta a professora, Roseli.

Por meio desse projeto, foi possível buscar respostas que aguçam a curiosidade e permitem a observação dos diferentes elementos, oportunizando possibilidades de exploração, movimentos e sensações.

“Trabalhar com a natureza no espaço escolar é uma ótima maneira de colaborar com o aprendizado das crianças. Esse contato é essencial para promovermos o desenvolvimento saudável de nossos pequenos”, ressalta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.

COMUNICAÇÃO INDAIAL