Transporte Coletivo de Gaspar atinge a marca de 200 mil passageiros

Spread the love

A nova operação do transporte coletivo de Gaspar atinge a marca de 200 mil passageiros transportados em apenas três meses de funcionamento. Uma média diária de 3.500 pessoas, representando um aumento de 180% quando comparado com a média anterior ao inicio da pandemia, que era apenas 25 mil pessoas.

   A Prefeitura de Gaspar vem trabalhando para implantar uma nova operação de transporte coletivo desde 2017. A maior reformulação no sistema de operação do transporte coletivo aconteceu neste ano, após o impacto da pandemia. Desde 4 de julho uma nova empresa, Expresso Presidente, presta o serviço.

   Ao todo, a população gasparense tem à sua disposição uma frota com 22 veículos seminovos, que proporcionam mais qualidade e segurança. A ampliação também está presente nos novos horários, são 400 viagens diárias e 17 linhas, além da implantação da primeira linha “Troncal” de Gaspar, que liga os Bairros Barracão ao Bela Vista, além de outros seis bairros. O novo serviço também possui horários exclusivos que atendem os estudantes das unidades de ensino de Gaspar.

   Todos os 24 ônibus que realizam o transporte coletivo possuem instalados os equipamentos de geoposicionamento por satélite (GPS). Esses investimentos em novas tecnologias têm permitido à Prefeitura de Gaspar, através da Secretaria da Fazenda e Gestão Administrativa, monitorar em tempo real, toda a movimentação dos ônibus, além de garantir a qualidade no serviço que é entregue a população. O usuário também possui acesso a uma rede de WiFi totalmente gratuito.

   “Com a tecnologia, o sistema facilita o fornecimento de informações sobre a localização dos ônibus e o momento em que o veículo passará em determinada parada ou terminal. Teremos dados mais rápidos sobre o tempo de viagem, a lotação dos ônibus e o itinerário percorrido, que são informações importantes não apenas para a fiscalização como também para o planejamento do transporte coletivo”, explica o secretário de Fazenda e Gestão Administrativa, Jorge Luiz Pereira.

   Além disso, toda a frota de ônibus dispõe de câmeras de seguranças que realizam o monitoramento constante de todas as viagens realizadas. O sistema conta com aproximadamente 90 câmeras distribuídas nos veículos e terminal de ônibus. As imagens armazenadas devem ajudar a polícia em investigações nos casos de acidentes, assaltos e assédio, por exemplo. Além disso, a ferramenta possibilita a identificação do cumprimento de normas sanitárias e até mesmo a lotação do ônibus, podendo auxiliar em ações como ampliação ou redução de linhas e frota.

   O prefeito Kleber Wan-Dall comemora os novos resultados. “O transporte coletivo sempre foi um desafio em Gaspar. Mas, estamos conseguindo oferecer à população de Gaspar um serviço de qualidade. Um sistema com segurança, que atende diversos bairros e moderno. Estamos muito felizes que essa nova empresa atende e atenderá ainda mais os anseios da nossa comunidade”, destaca.

Em Breve

   A Equipe técnica da Secretaria da Fazenda e Gestão Administrativa, realiza um estudo para ampliação dos serviços, principalmente nos finais de semana e pretende abranger um maior número de bairros, inclusive o Gaspar Alto.

   O estudo técnico para a concessão do transporte coletivo segue em andamento e a previsão de conclusão é para o primeiro trimestre de 2022.

COMUNICAÇÃO INDAIAL

SIGA MÉDIO VALE EM FOCO NAS REDES SOCIAIS

>> Curta o Médio Vale em Foco no Facebook
>> Curta o Médio Vale em Foco no Instagram
>> Curta o Médio Vale em Foco no Twitter
>> Curta o Médio Vale em Foco no WhatsApp
>> Curta o Médio Vale em Foco no Grupo do WhatsApp
>> Curta o Médio Vale em Foco no Telegram