Timboense é homenageada na Assembleia Legislativa

Spread the love

Uma mulher à frente do seu tempo. Assim podemos definir Dona Miranda Heidrich, que foi homenageada na noite de segunda-feira, 29, com a Comenda do Legislativo Catarinense de 2021.

A homenagem à timboense – a primeira mulher do Estado a se formar em Economia – foi proposta pelo Deputado Laércio Schuster. Além de Dona Miranda, outros 39 catarinenses também foram agraciados com a comenda, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento Estadual.

“Dona Miranda é um exemplo de ser humano. Uma mulher que fez sacrifícios para estudar, foi professora e conquistou a independência com o suor do trabalho”, conta Laércio. “Por 5 anos, de ônibus e até de caminhão, viajava toda semana a Curitiba para poder se formar em Economia”.

Neta de imigrantes alemães, aprendeu primeiro a língua alemã em casa, como era o costume da época. Depois, na escola, veio o aprendizado em língua portuguesa. Nascida em Timbó, no ano de 1930, com 5 anos já ia para a escola com os irmãos.

Além de economista e professora, Dona Miranda é técnica em Contabilidade. Trabalhou como professora por 15 anos e na contabilidade por 52. Ex-prefeitos e ex-vereadores de Timbó estão entre seus ex-alunos. Formou-se em Economia em 1966, na Faculdade de Ciências Econômicas do Paraná, marcando o seu nome na história de Santa Catarina.

Inspiração para as gerações atuais, foi uma mulher independente e aproveitou a liberdade e o dinheiro que ganhou trabalhando muito para conhecer o mundo. Aos 91 anos, só não esteve na Oceania. “E além de tudo isso é de uma simpatia ímpar, que alegra a todos que estão ao seu redor. Foi uma homenagem merecida. Uma noite especial que contou com a presença e o prestígio da Família Heidrich”, concluiu o Deputado Laércio.

Assessoria de Imprensa – Gabinete do Deputado Laércio Schuster