Seu LDL colesterol está alto?
Como controlar e prevenir doenças cardiovasculares

Spread the love

LDL é a sigla para Lipoproteína de baixa Densidade, ou seja, uma proteína que transporta colesterol do fígado e tecidos para a corrente sanguínea.

Sendo assim, proporciona mais colesterol circulante sendo fator de risco para doenças cardiovasculares, formação de placa de ateroma, entupimento, hipertensão arterial.

Lembrando que colesterol é colesterol, uma gordura saturada produzida pelo nosso corpo (grande parte) e adquirida pela dieta pelas fontes animais (carne, leite integral e derivados) a diferença é a Lipoproteína que carrega esse colesterol (ex: LDL/HDL/VLDL) e a densidade dessa lipoproteína determina maior quantidade de colesterol circulando no sangue ou sendo levada para os tecidos (ex: hepático) para ser metabolizado e utilizado.

A taxa sanguínea ideal do LDL é abaixo de 130mg/dl. Lembrando que é primordial que o HDL (lipoproteína de alta Densidade) esteja em níveis ideais – acima de 45mg/dl.

As gorduras trans (gordura hidrogenada) muito presente nos produtos alimentícios como biscoitos, sorvetes, cremes, bolos e doces – apesar de não terem origem animal, contribui para o aumento do LDL, assim o controle da ingestão desses alimentos é um dos pilares do tratamento e da prevenção.

Uma dieta com moldes da dieta mediterrânea rica em frutas, peixe, azeite de oliva e vegetais, apresenta resultados positivos na proteção cardiovascular. Comer porções de legumes, frutas, peixes ricos em Omega3, nozes ricos em selênio, azeite de oliva extra virgem, grãos integrais e atividade física.

As fibras solúveis – presente na poupa dos legumes e frutas, proporciona menor absorção das gorduras da dieta sendo um dos pontos a serem trabalhados numa dieta para tratamento de controle de colesterol. As fibras também atua no Controle da glicemia e melhora da microbiota intestinal. Vegetais é base.

Christiane Leite
Acompanhamento Nutricional
Presencial e online

Brasil e exterior
(47)9 9764-0478

Deixe um comentário