Reforma da maior e mais moderna estrutura de educação infantil de Timbó será entregue na próxima segunda-feira

Spread the love

Reforma da maior e mais moderna estrutura de educação infantil de Timbó será entregue na próxima segunda-feira

A reforma e ampliação do Núcleo de Educação Infantil – NEI Sonho de Criança, no bairro Quintino, está em sua reta final e será entregue à comunidade na próxima segunda-feira, dia 21 de junho. O espaço será a maior e mais moderna estrutura de educação infantil do município.

O trabalho está praticamente finalizado, com últimos detalhes de acabamento, limpeza e organização para voltar a receber as crianças. Por isso, na quinta e sexta-feira, dias 17 e 18 de junho, o espaço provisório da NEI não estará funcionando para realizarem a mudança dos equipamentos e materiais didáticos para o novo local.

Reforma

As obras contemplaram a reforma de todo o prédio, interna e externamente. Na área interna foram renovadas todas as paredes, instalações hidráulicas, elétricas, a substituição de todo o telhado, com a troca de telhas de cerâmica por equipamentos termo acústicos (com resistência térmica e acústica), troca de todos os pisos e esquadrias, além da pintura geral e revestimentos.

A instituição agora conta com 1.016 m2 de área construída. “O espaço que antes existia foi todo reestruturado. Ficou um ambiente amplo, com espaços pensados para o trabalho didático e atendimento das crianças. Por exemplo, com janelas na altura delas, nas salas dos bebês com solários, banheiros também na altura das crianças para desenvolver a autonomia”, explica a diretora do Departamento de Ensino, Márcia Witthoeft Mellies.

Estrutura nova

A reforma na instituição foi projetada para qualificar ainda mais o desenvolvimento integral na primeira infância. São sete salas de aula, biblioteca, sala de TV, jardim de inverno, sala ampla de atividades, refeitório para as crianças, refeitório para os servidores, secretaria, almoxarifado, sala dos professores, lavação, depósito, cozinha, lactário e despensa. A iluminação também foi modernizada, a cozinha e o lactário receberam mobiliário todo em inox, seguindo altos padrões de higiene e melhorando os serviços.

O NEI Sonho de Criança atende crianças de 0 a 3 anos. Sua estrutura anterior tinha capacidade de 180 atendimentos. Com a revitalização, o espaço poderá receber um adicional de mais 80 crianças, passando para uma capacidade total de 260 atendimentos. O NEI conta com 46 funcionários entre auxiliares operacionais, auxiliares de recreação, educadoras e coordenação.

Investimento

A obra teve um investimento total de cerca de R$1.300.000,00. De acordo com o secretário de Educação, Alfroh Postai, as crianças atendidas na unidade terão um espaço voltado especialmente para os direitos de aprendizagem através dos campos de experiências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Diretrizes Curriculares Municipais.

 “Este trabalho é mais uma amostra dos investimentos que a Secretaria de Municipal de Educação de Timbó tem feito no aperfeiçoamento dos espaços de ensino, gerando qualidade nas interações de aprendizagem das crianças”. O secretário salientou ainda que em praticamente todos os NEIs municipais foram realizadas adequações, ampliações ou reformas, bem como efetuados investimentos na formação continuada dos educadores e professores.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT