Programa de Controle da Dengue de Indaial recebe visita técnica de Brusque

Spread the love

Na quinta, 19 de agosto, o Programa de Controle da Dengue de Indaial, representada pela coordenadora Aline Machado dos Santos e pelo supervisor José Clinton Neves Batista, recebeu uma visita técnica da Secretaria de Saúde de Brusque. Na oportunidade, os supervisores Fábio Cristiano Pereira Witczak, Marilene Ventura e Marcelo da Silve Figueiredo, conheceram o trabalhado efetuado pelo setor de Indaial e trocaram experiências sobre a atuação no combate da dengue.

Brusque é uma das cidades catarinenses infestadas pelo mosquito Aedes aegypti desde 2017 e Indaial foi incluída na lista este ano, pela primeira vez. “Para um município ser considerado infestado, a Vigilância Epidemiológica Estadual monitora o crescimento expressivo de focos positivos do mosquito e a recorrência de focos no mesmo bairro”, explica Aline.

De acordo com a coordenadora, desde então o Município vem intensificando as ações de prevenção ao mosquito. “Já realizamos o LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), um método do Ministério da Saúde que mede o grau de infestação em que a cidade se encontra, e mais recentemente instalamos placas nos bairros onde há áreas infestadas. Esta visita ajudará a equipe de Brusque a criar e repensar medidas adotadas para conter o avanço do mosquito”, destaca.

TEXTO – SECOM INDAIAL