Prefeitura de Blumenau é certificada pelo Movimento ODS

Spread the love

Município tem atuado em todas as frentes propostas pela ação mundial.

A Prefeitura de Blumenau recebeu em mais um ano o certificado de pactuação com o Movimento Nacional ODS Santa Catarina, pelo cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para combater a pobreza, promover saúde e qualidade de vida e preservar o meio ambiente.
“Venho da área social e receber essa certificação me deixa muito feliz. Significa que como cidade, seguimos no caminho certo e trabalhando para construir uma Blumenau melhor para todos nós. É a etapa final de todo o processo, que envolve 18 órgãos do município e por isso, ainda deve ser reconhecida como uma grande conquista. Continuaremos trabalhando e buscando melhorar a cidade ainda mais”, diz o prefeito Mário Hildebrandt. Desde 2014, Blumenau participa do movimento em escala local, com a adesão às reuniões, assembleias e eventos, além de apresentar o relatório das atividades que estão relacionadas aos ODS. Este ano, oito órgãos, entre secretarias e autarquias, foram certificados pelo cumprimento dos objetivos com a realização de projetos em suas áreas de atuação. A Prefeitura, como um todo, também foi certificada com seis estrelas, por executar ações ligadas a todos os 17 objetivos.
Os ODS servem como norteadores do planejamento estratégico da administração municipal em Blumenau, bem como estão contemplados na elaboração do orçamento anual e do Plano Plurianual vigente até neste ano de 2021.

Órgãos municipais certificados pelo ODS

Prefeitura de Blumenau

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes)

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas)

Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão (Sedeci)

Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC)

Secretaria Municipal de Gestão Governamental (Segg)

Secretaria Municipal da Família (Pró-Família)

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae)

Entenda o Movimento
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, para promover a inclusão social, a melhora na qualidade de vida, a sustentabilidade, o crescimento econômico e a boa governança de forma global até 2030. Antes disso, o movimento trabalhava os Objetivos do Milênio. A partir dos objetivos, foram criados movimentos locais para auxiliar as autoridades no cumprimento desses objetivos, que são:

1 – Erradicação da pobreza;

2 – Fome zero e agricultura sustentável;

3 – Saúde e bem-estar;

4 – Educação de qualidade;

5 – Igualdade de gênero;

6 – Água potável e saneamento;

7 – Energia limpa e acessível;

8 – Trabalho decente e crescimento econômico;

9 – Indústria, inovação e infraestrutura;

10 – Redução das desigualdades;

11 – Cidades e comunidades sustentáveis;

12 – Consumo e produção responsáveis;

13 – Ação contra a mudança global do clima;

14 – Vida na água;

15 – Vida terrestre;

16 – Paz, justiça e instituições eficazes;

17 – Parcerias e meios de implementação.

Sobre o Movimento Nacional ODS Santa Catarina
O Movimento Nacional ODS Santa Catarina é um movimento social constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Atualmente conta com mais de 700 signatários, representados por pessoas físicas, organizações de classe, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, empresas e Poder Público em 69 municípios, articulados em 13 comitês locais.

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith