Policlínica Lindolf Bell registra mais de 3 mil faltas em consultas com especialistas

Spread the love

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) divulgou nesta semana um levantamento em que mais de 3 mil pessoas deixaram de comparecer a consultas médicas agendadas com especialistas na Policlínica Lindolf Bell, entre janeiro e maio deste ano. A estrutura, localizada no bairro Itoupava Norte, reúne diversas especialidades adulto, pediátrico, além de procedimentos cirúrgicos.

No levantamento que mapeou 20 especialidades, cerca de 20 mil atendimentos foram feitos até o mês de maio. As consultas cujos especialistas são os mais procurados como coloproctologista, dermanotologista, pneumologista, cardiologista, urologista, neurologista pediátrico e otorrinolaringologista também são aquelas que registraram o maior número de absenteísmo. Foram entre 300 e 400 faltas no período analisado. 

Segundo a coordenadora da Policlínica, Marlene Teresinha De Bona Feldhaus, o motivo das faltas, na grande maioria dos casos, é o esquecimento. “Quando os usuários percebem que esqueceram de comparecer na consulta, nos procuram para reagendar. A gente explica que o agendamento ou solicitações de novas datas devem sempre ser feitos pelas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) ou Ambulatório Geral (AG) e que as consultas passam pelo Sistema de Regulação”, explica. 

Caso, por uma eventualidade, o paciente perceba que não poderá comparecer na data da consulta, ele pode procurar a unidade de saúde ESF ou AG onde solicitou o agendamento, informando o interesse em desmarcar a data. A medida garante que um novo usuário possa ser atendido naquele horário e evita ociosidade da equipe médica que aguarda pelo paciente.

Nos últimos meses as equipes responsáveis por comunicar aos pacientes sobre as consultas agendadas na Policlínica adotaram a estratégia de entrar em contato com o usuário mais próximo da data do agendamento como forma de ajudar o paciente a lembrar da consulta. A coordenadora do serviço sugere ainda que outra medida que poderia ser adotada pelos usuários é manter a autorização da consulta à mão para não perder a data do agendamento.

Autorização de consultas por meio de aplicativo
Desde fevereiro deste ano, a equipe responsável por emitir as autorizações de consultas com especialistas tem feito o envio por meio do Whatsapp. A medida facilita a entrega de documentos, diminui a circulação de pessoas nas ruas e também reflete na redução de documentos impressos no setor. Porém, apesar do uso da tecnologia, as pessoas que preferirem continuam recebendo a autorização impressa, bastando retirar o documento em uma das 66 unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) ou em um dos sete Ambulatórios Gerais (AGs) mais próximo de casa. 

A Policlínica Lindolf Bell
A unidade é referência em especialidades e atende toda a população de Blumenau e de outros municípios do Vale do Itajaí. A Policlínica funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e está localizada na Rua Dois de Setembro, 1.212 – Itoupava Norte. O telefone para sanar dúvidas é o 3381-7600.


Assessor de Comunicação: João Vitor Korc