PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA REVERTIDA

Spread the love

O CBMSC, por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA/CBMSC), em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU/SAMU) e com o ASU441 do Grupo BM de Benedito Novo, prestou atendimento à vítima de parada cardiorrespiratória na localidade de Santa Maria, Benedito Novo.

Quando da chegada do ASU441 o paciente apresentava respiração agônica, a qual se seguiu de uma parada cardiorrespiratória.

Acionado o Arcanjo-03, a aeronave levou 12 minutos de Blumenau até a empresa BN Papéis, onde o ASU conduziu a vítima por ser um melhor lugar para pouso.

O paciente já havia recebido compressões torácicas, reanimação ventilatória com oxigênio e estava com o desfibrilador instalado para checagem de ritmo. A equipe do Arcanjo procedeu o suporte avançado com intubação, aspiração das vias aéreas e medicações, como adrenalina, visando a reverter o quadro. Foi utilizado o compressor torácico automático e a parada foi revertida após aproximadamente 25 minutos de manobras.

O paciente recebeu cuidados e medicações pós parada e foi conduzido de Santa Maria, Benedito Novo, ao Hospital Santa Isabel / Blumenau em apenas 13 minutos de voo.

Texto:
Cap BM Jair Pereira dos Santos Junior
Comandante do Arcanjo-03