Pais, responsáveis e professores ouvintes da EBM Bilíngue Professor Oscar Unbehaun terão curso gratuito de Libras

Spread the love

Anúncio foi feito pelo prefeito Mário Hildebrandt, em Live na noite desta segunda-feira, dia 14.

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), promoveu na noite de segunda-feira, dia 14, uma Live com a temática “A Importância da Lei de LIBRAS para a sociedade”. No encontro on-line feito juntamente com a Escola Básica Municipal Bilíngue Professor Oscar Unbehaun foi anunciado que os pais, responsáveis e professores ouvintes da escola terão curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais (Libras), mais uma ação de política pública voltada para a inclusão.
  
O prefeito Mário Hildebrandt destacou sobre o início da implementação da Educação Bilíngue na Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau, além de ações para expandir essa política pública. “Inclusão faz parte do meu DNA, quem conhece minha história e trajetória sabe disso. Esta é mais uma ação importante para fortalecer o alcance do aprendizado para fora dos muros da escola. Quando conseguimos o envolvimento, atingimos a importante função de transformar a realidade social da comunidade”, afirma Hildebrandt.
  
Um edital será enviado para a comunidade escolar sobre a inscrição para o curso, que será disponibilizado para até 50 interessados. Os inscritos serão divididos em dois grupos. As aulas serão via Google Meet e com início previsto nos dias 28 e 30 de junho, com carga horária total de 40 horas. Para quem obtiver 100% de presença haverá certificação de nível básico. A Coordenadora Itinerante de LIBRAS da Semed, professora Liliane Vieira, ministrará o curso com o auxílio do tradutor-intérprete Valdemétrius Castro Neris. 
  
A secretária de Educação, Patrícia Lueders, destaca que o objetivo do projeto da Língua de Sinais visa não apenas os estudantes, mas também que seja ampliado para a comunidade e familiares. “Almejamos que os estudantes possam ter este conhecimento, mas que ao chegar em casa, a família também tenha as noções básicas. Com isso também poderá acompanhar todo o percurso formativo do filho.
    
O evento contou também com a participação do prefeito Mário Hildebrandt, da vice-prefeita Maria Regina Soar de Souza, da secretária de Educação, Patrícia Lueders, diretora de Educação Básica, Maria Luiza Oliveira, vereador Bruno Cunha e a gestora da EBM Bilíngue Professor Oscar Unbehaun, Maria Lisete Hinckel. 

Sobre a Live
     
A Live teve ainda mais três blocos e contou com apresentações de formadores surdos renomados, que explicaram sobre a comunidade, a língua e a cultura surda. No primeiro teve a participação de Janaina Weber, vice-presidente da gestão 2021 – 2023 da Associação dos Surdos de Blumenau (ASBLU), que trouxe a temática “ASBLU – a comunidade surda de Blumenau”. 
  
O segundo bloco foi ministrado pelo Mestre Roger Lineira Prestes, docente da Universidade Federal do Cariri (CE), com o tema “Lei 10.436/2002, reconhece a LIBRAS como a segunda língua oficial do Brasil”. E o último bloco foi apresentado pela Professora Mestra Fabiana Schmitt Corrêa, docente da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Blumenau, que abordou sobre os “Artefatos da Cultura Surda”.

SECOM BLUMENAU