Oase completa 84 anos de fundação

Spread the love

O Hospital e Maternidade Oase está atuante há 84 anos graças ao empenho de muitas pessoas. O Hospital que foi fundado pela Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas de Timbó (Oaset) na data de 12 de setembro de 1937, conta com um Conselho Diretor e uma administração empenhados em manter viva esta obra, com novos investimentos, procurando recursos financeiros e investindo em recursos humanos.

Em entrevista o presidente do Conselho Diretor do Hospital e Maternidade Oase, Osvaldo Trisotto, destaca que: “gostaria de expressar meus agradecimentos a todos que contribuíram ao longo de sua história, principalmente aos administradores, médicos e senhoras da Oaset e outros profissionais da área da Saúde que conseguiram manter esta instituição que está presentando grandes serviços para a região”.

Trisotto afirma que “nossa participação nos últimos 10 anos conseguiu traçar os alicerces básicos, para sustentação futura do Hospital, estabelecendo um planejamento estratégico que contemple uma gestão profissional, com a realização de investimentos prioritários para adequar as instalações às novas tecnologias e formação de parcerias que permitiram o equilíbrio econômico-financeiro do Hospital”.

Neste período, destaca o presidente “vários desafios foram vencidos, principalmente no enfrentamento da Covid-19, onde tivemos que nos reinventar em todos os sentidos, exigindo grandes sacríficos principalmente dos profissionais da Saúde, administradores que possibilitaram ao nosso Hospital ser exclusivo para o tratamento de pacientes acometidos pela Covid-9 no Médio Vale do Itajaí”.

Trisotto ressalta que “para a população de Timbó o nosso agradecimento pela contribuição feita através do IPTU, ao poder público federal, estadual e municipal e a todos (alguns no anonimato) que doaram recursos para o Hospital também deixamos aqui o nosso reconhecimento”.

Futuro da entidade

O presidente também observa que “investimos nos últimos 10 anos mais de R$ 20 milhões e pretendemos investir nos próximos três anos mais outros R$ 20 milhões. A área construída em 2011 era de 3.963 metros quadrados e atualmente é de 10.181 metros quadrados, sem considerar o próximo edifício em conjunto com a Associação Renal Vida. O Hospital também está com obras em andamento que resultam mais 3.551,01 metros quadrados. Até final de 2021 teremos uma área construída de 13.732,62 metros quadrados”.

Em entrevista a presidente da Oaset, Terezinha Metzker, fala da data de aniversário do Hospital e lembra da sua importância para a comunidade local e regional. “Ao olhar para trás nestes 84 aos de fundação, analisamos que a história do Hospital e Maternidade Oase é composta de uma caminhada de lutas, de acertos e consertos. Muitas foram as vezes que encontramos pedras pelo caminho, mas hoje temos a certeza de que tudo valeu a pena. Temos que dizer ainda que se Timbó é a Pérola do Vale o nosso Hospital é uma pérola deste Vale, por tudo o que se viveu e vive”.

Terezinha afirma ainda que “o que mais nos preocupa hoje, como lideranças, e que no caminho até os 84 anos tivemos muitas pessoas envolvidas, mas agora ao olharmos o futuro percebemos que são cada vez menos as pessoas que se envolvem e querem assumir esta responsabilidade. Importante observar que nós, como liderança, não estamos aqui para agradar a todos, mas buscamos fazer o melhor sempre. Precisamos de mais pessoas envolvidas para dar sequência neste trabalho. Precisamos ter consciência que ´sozinha vai mais rápido mas juntos vamos mais longe`”.

A presidente da Oaset frisa ainda que “a melhor decisão que a Oaset e Conselho Diretor tomaram em 2011 foi a profissionalização da administração do Hospital. Temos uma administração profissional que trabalha com cumplicidade e companheirismo, apoiada na visão, missão e valores do Hospital e Maternidade Oase. Trabalhando com responsabilidade e amor pelo que faz. Lamento a falta de vontade das pessoas em se envolverem mais nesta causa chamada Hospital e Maternidade Oase pois isso é um aprendizado exemplar, só crescemos como pessoas, como comunidade e como Hospital”.

Para Trisotto envolver-se em ações junto ao Hospital e Maternidade Oase “é viver em comunidade, se sentir participativo e quem ganha com esse trabalho é o munícipe e Timbó como um todo”.

Dados em números:

Atendimento da Covid-19 – de maio de 2020 a julho de 2021:

*Pronto-Socorro Respiratório: 14.696 atendimentos

*Pronto-Socorro Geral: 25.443 atendimentos

Total Geral: 40.139 atendimentos

*Internação na Clínica Médica: 1.162

*Unidade de Terapia Intensiva: 591

Percentual de pacientes recuperados após internados em UTI:

*Hospital Oase média de 80%

*Brasil e SC média de 50%

Número de leitos em 2011 e agora em 2021:

*2011- 68

*2021 – 110

Número de funcionários em 2011 e agora em 2021:

*2011 – 71

*2021- 323

TEXTO – JORNAL MÉDIO VALE