Nova Portaria Estadual libera área kids em estabelecimentos conforme Matriz de Risco Regional

Spread the love

Na terça, 6 de julho, o Governo de Santa Catarina publicou a nova Portaria SES nº 724/2021, trazendo alterações na Portaria SES nº 453/2021. As mudanças dizem respeito aos espaços de recreação, parques de diversão, espaço kids, parques, brinquedotecas, salões de jogos e similares.

A partir de agora eles poderão ser utilizados conforme a Matriz de Risco Potencial Regional: 30% de sua capacidade no nível gravíssimo, 50% no nível grave, 70% no nível alto e 100% no nível moderado. No caso de Indaial, pertencente ao Médio Vale do Itajaí, a cidade está no nível gravíssimo, conforme divulgação no último sábado, 2 de julho.

“Até então, nas fiscalizações, orientamos os estabelecimentos quanto à proibição da área kids. Agora com a atualização da Portaria é importante dar publicidade à liberação desde que cumpridos os regramentos estabelecidos”, reforça o coordenador da Vigilância Sanitária, Rogério Brassiani.

Além de observar a capacidade de funcionamento, os ambientes precisam ser mantidos com ventilação natural e em caso de haver sistema de climatização ele deverá estar contemplado no Plano de Manutenção Operação e Controle (PMOC), garantindo a boa qualidade do ar, bem como a taxa de renovação do ar adequada de ambientes climatizados.

É obrigatório o uso de máscaras descartáveis, tecido não tecido (TNT) ou tecido de algodão para crianças com idade de 6 anos ou mais, pais ou responsáveis e trabalhadores, durante todo o período de permanência nesses espaços, assim como a disponibilização, em pontos estratégicos, de dispensadores de álcool a 70% ou preparações antissépticas de efeito similar. Todos os brinquedos, equipamentos e materiais precisarão passar por limpeza e desinfecção minimamente a cada turno.

Deve-se respeitar o distanciamento de 1,5 metros, sendo obrigatória a disponibilização dessa informação nos locais. Também é vedado o consumo de bebidas e alimentos nesses ambientes.

As orientações estabelecidas nas Diretrizes Sanitárias gerais e específicas para praças, parques e locais de entretenimento infantil para prevenção e mitigação da disseminação da Covid-19 no Estado de SC estão publicadas no site https://www.coronavirus.sc.gov.br/

TEXTO -SECOM INDAIAL