Museu Fritz Müller recebe novo telhado e é reaberto ao público

Reforma da cobertura trará melhores condições ao espaço e ao público que frequenta o local.

Na manhã desta quarta-feira, dia 31 de março, foi entregue o novo telhado do Museu Fritz Müller. A ação faz parte da semana de comemoração dos 199 anos do naturalista. O prefeito Mário Hildebrandt, a vice-prefeita Maria Regina Soar e o secretário municipal Éder Boron estiveram no local para prestigiar a nova cobertura do espaço. O investimento de aproximadamente R$ 75 mil, foi com viabilizado por meio de recurso de compensação ambiental. A obra foi executada pelas empresas Governança Brasil e País Brasil Incorporadora.
De acordo com a Semmas, a reforma trará melhores condições ao museu e ao público frequente que usufrui do acervo do Museu Fritz Müller. O local, que foi fundado em 1936, preserva a memória do naturalista e traz alguns pertences dele e família. São cerca de 4 mil itens, como insetos e animais taxidermizados. A casa que abriga o museu foi construída em 1856 e está localizada na Rua Itajaí, nº 2.195, no bairro Vorstadt.
Após um período fechado para a obra, o museu está reaberto ao público, respeitando os limites de presença e cuidados de higienização no combate ao Coronavírus, conforme determinam os decretos estaduais e municipais. Ainda nesta quarta-feira, o prefeito Mário Hildebrandt assinou o Projeto de Lei para denominação oficial do Museu de Ecologia Fritz Müller.

Plano Museológico
Ainda na ocasião foi entregue ao prefeito, o Plano Museológico, que é uma ferramenta de gestão estratégica para museus. Trata-se de um documento que define conceitualmente a missão, visão, valores e os objetivos da instituição, e alinha, por meio de um planejamento estruturado e coerente, programas, projetos e ações desenvolvidas. Além de auxiliar na organização do museu, o plano tem a proposta de diagnosticar e criar programas e ações que estejam em diálogo com as necessidades do local, bem como da sociedade.

Semana Fritz Müller
Encerrando a programação da Semana Fritz Müller, ocorre nesta quarta-feira, dia 31, às 17h30 o webinar “Fritz Müller: Vida e Legado”, com a participação do médico e escritor, Dr. Cezar Zillig e do biólogo, educador ambiental e mestre em engenharia ambiental, José Sommer. A transmissão ocorre por meio do canal da Ammvi na plataforma Youtube.
Outra ação virtual que ocorre ao longo deste último dia do evento, data em que é comemorado o aniversário de 199 anos do Fritz Müller, é a publicação da revista Blumenau em Cadernos, com textos e artigos referentes à Família de Fritz Müller, pela Secretaria de Cultura e Relações Institucionais. O túmulo da família Fritz Müller, localizado no Cemitério Evangélico Luterano, também receberá as devidas homenagens, com a colocação de flores.

Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga

Deixe uma resposta