Mudanças no Rotary e no Rotaract

Spread the love

Com o lema “O Rotary abre oportunidades” aconteceu na noite do dia 29 de junho, nas dependências do Timbó Park Hotel, a cerimônia de transmissão de cargos e posse da diretoria do ano rotário 2021/2022 do Rotary Club de Timbó Pérola do Vale e do Rotaract Club. Na oportunidade o atual presidente do Rotary, Walter Mazzi, entregou o cargo para Gilberto Luiz de Azevedo e a atual presidente do Rotaract Club, Gabriela Círico Borchardt, entregou o cargo para Lucelena Larissa Klabunde.

A organização da cerimônia, devido à pandemia da Covid-19, foi mais restrita, contando apenas com a participação dos companheiros, sem a presença das esposas e filhos. Tudo foi organizado com muitos cuidados, máscara e álcool gel.

Durante a solenidade, o presidente sainte, Walter Mazzi, destacou que: “estamos chegando no finalzinho dessa gestão 2020-2021. No início da gestão, eu dizia que seria um desafio conduzir o clube, considerando que estávamos iniciando o ano no meio da pandemia, aprendendo a fazer as reuniões online e vocês lembram que a transmissão de cargos foi adiada, porque deu aquele ciclone-bomba, que deixou todo mundo sem internet. Ainda bem que foi no fim da outra gestão! Mas hoje, constato que foi bem mais fácil e prazeroso do que eu esperava. Foi fácil porque todos os companheiros são empenhados e comprometidos, todos os companheiros ajudam, cada um faz a sua parte. Parabéns para todos vocês! Vocês fazem a diferença”.

Mazzi ressalta que o Rotary passou a maior parte dessa gestão fazendo reuniões online, impedidos de fazer reuniões presenciais. “Tivemos poucas reuniões festivas. Tudo à distância. Isso não foi fácil. Mesmo assim, nós chegamos unidos no final da gestão. E no meio disso tudo, acho que ainda conseguimos fazer bastante coisa”.

Neste ano, segundo o presidente, as ações foram: entrega de painéis solares e conversores para o Ancionato Elze Benz, num projeto em parceria com a IG Energia; doação de sacolões para atender pontualmente famílias de alunos da Escola Clara Donner que estavam em dificuldades em função da pandemia; ajuda ao vizinho do Heribert Lange, que teve a casa incendiada; contribuição com o Observatório Social de Timbó e com o projeto aluno- -Bolsista; participação na campanha de multivacinação e, em especial, da campanha de vacinação anti-pólio; doação de uma máquina de escrita em braile para auxiliar no aprendizado de alunos do Ensino Fundamental da Escola Clara Donner; entrega do projeto de subsídio distrital, também para o Ancionato Elze Benz, doando colchões e mosquiteiros; realização da 20ª Polenta com Galinha no modelo Drive Thru; apoio ao projeto de recuperação ambiental promovido pelo Interact, com o plantio de árvores no Morro Azul; doação de 1.000 dólares para a Fundação Rotária. “O Rotary também tem três empresas cidadãs ativas, cada uma fazendo sua contribuição para a Fundação Rotária e no forno está o projeto da estação de tratamento do Hospital Oase”.

Mazzi afirma ainda que “somando as contribuições dos companheiros, do clube, do distrito e de empresas parceiras, os projetos que participamos somam quase R$ 40 mil em benefícios para nossa comunidade e para o mundo. Mas o importante não é o valor em si. O importante é que estes projetos ajudam a transformar vidas”.

Durante a posse o presidente entrante, Gilberto Luiz de Azevedo, em seu discurso enfatizou que: “atualmente, estamos passando por tempos difíceis com a pandemia do Coronavírus, que matou mais de um milhão de pessoas e devastou economias em todo o mundo. É outro vírus no nosso caminho. O Rotary International e o Rotary Club de Timbó Pérola do Vale souberam, nesse caminhar, se adaptar, desenvolver, criar formas e ferramentas em face das vicissitudes, para melhorar e continuar a transformação da vida das comunidades e dos próprios rotarianos. Sempre fomos exitosos”.

Azevedo observou que o ano rotário de 2021/22 que se inicia nos impõe a adoção de determinadas cautelas sanitárias, e nelas resguardados como pessoas, poderemos continuar a nos engajar, inspirar e promover o objetivo do Rotary que é estimular o Ideal de Servir. “Esse histórico, forte no companheirismo, é o nosso estímulo e compromisso com a continuidade das exitosas ações, manter, iniciar e concretizar projetos que causem impacto mensurável e sustentável, conforme anotado no Plano de Ação já apresentado e aprovado. Acredito que neste ano Rotário, vamos encontrar ainda mais maneiras de “Servir para Transformar Vidas”, seguindo o lema do presidente 2021-22 Rotary International Shekhar Mehta”.

Gestão 2021-2022

  • Presidente – Gilberto Luiz de Azevedo;
  • Vice-presidente – Walter Mazzi;
  • Secretário – Carlos Augusto Klug;
  • Tesoureiro – Claodecir Schad;
  • Instrutor de Clube – Demerval Mafra;
  • Comissão de Protocolo – Walter Mazzi;
  • Comissão de DQA – Márcio Abdala José;
  • Comissão de Imagem Pública – Ernesto Bremer Junior;
  • Comissão de Projetos Humanitários – Fernando Dalmônico;
  • Comissão de Novas Gerações – Alexandre de Tofol;
  • Oficial de Intercâmbio – Alexandre de Tofol;
  • Comissão da Fundação Rotária – Cioney Giovany Giovanella;
  • Administrado de Clube – Edenilson Luiz Curtarelli;
  • Comissão de Sustentabilidade e Meio Ambiente – Heriberth Lange;
  • Comissão de Erradicação da Poliomielite – Oswaldo Tadeo Doni e Eder Engelmann Reinheimer;
  • Conselho Fiscal – Alois Fuchs, Waldemar Gebauer e Oldair da Silva.

TEXTO - JORNAL MEDIO VALE