Live de lançamento da mostra virtual Trajetos, de Deda Silveira, ocorre no dia 15 de abril

Spread the love

O evento é gratuito e aberto à comunidade e ocorre, às 20h, pelo canal do Youtube da Ativa Rede Cultura

Mostra virtual de arte. No dia 15 de abril, a artista e produtora cultural Deda Silveira promove live de lançamento da sua mostra virtual, intitulada de Trajetos. O evento é gratuito e aberto à comunidade e ocorre, às 20h, pelo canal www.youtube.com/AtivaRedeCultura. Deda irá falar sobre o processo criativo e de produção das cinco obras que compõem a mostra e também sobre sua relação com o desenho, abordando aspectos relacionados à expressividade, valorização de trajetos criativos para compor obras visuais e o impacto da arte contemporânea na criação de repertório simbólico. A mostra ficará disponível para acesso por meio do site www.dedasilveira.art
Segundo a artista Deda Silveira, a mostra é um processo de retomada da sua pesquisa em artes visuais relacionada aos processos gráficos e que ficou parcialmente engavetada nos últimos anos, enquanto sua vida profissional estava voltada integralmente à produção cultural e à arte-educação. As obras são decorrentes de exercícios de grafismo que se utilizam da linha e do movimento e se ampliam ao somar com outros elementos da linguagem visual como a forma e a cor. “Não são um resultado final, e, sim, processos que dialogam abertamente, configurando-se como caminho, como Trajetos, que trazem à visualidade referências do universo de minhas pesquisas: o feminino, as infâncias e a sensibilidade”, explica Deda. “A mostra é um convite para passear os olhos pelas linhas e cores. Traz ilustrações em técnicas mistas, que, para mim, criam uma outra realidade, revitalizando conceitos através deste rico território criativo, que pretende se expandir ainda mais com a interação do observador”, complementa a artista.
O projeto Trajetos, de Desiree Leslie Silveira (Deda Silveira), é viabilizado por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), no município de Blumenau.
DEDA SILVEIRA
Artista, produtora cultural e arte educadora. Há 18 anos implementa, assessora, coordena e atua em projetos, em especial de Teatro, Literatura e Artes Visuais. Na produção cultural atua no Vale do Itajaí, nas cidades de Timbó, Gaspar, Itajaí e em especial Blumenau cidade onde reside e também é técnica de Cultura do Sesc, membro do Conselho Municipal de Cultura e do Comitê Regional do Programa Nacional de Leitura- PROLER. Nas Artes Visuais teve sua produção mais significativa após sua passagem pela Escola Nacional de Belas Artes da UFRJ, entre 2007 e 2012 com obras/objeto, digigrafias, desenhos em nanquim e trabalhos de fotografia.
SERVIÇO
Live de lançamento da mostra virtual Trajetos, de Deda Silveira
Dia 15 de abril, às 20h, com intérprete em Libras
Pelo canal do Youtube www.youtube.com/AtivaRedeCultura (se inscreva no canal e ative o sininho para receber as notificações)
Entrada gratuita e aberta à toda comunidade
Classificação indicativa: Livre.

Nane Pereira
Jornalista | Santa Catarina