Lions Clube completa 55 anos de história

Spread the love

“Há 55 anos, 25 cidadãos unidos por ideais, sonhos e esperança implantaram na cidade de Timbó os ensinamentos de Melvin Jones, fundando, em 18 de junho de 1966, o Lions Clube de Timbó. A proposta do leonismo é contribuir para a construção de um mundo melhor e mais humano. Assim a comunidade viu e ainda vê no leonismo, uma força a serviço do bem comum”. As colocações são da atual diretoria do Lions, com destaque para o presidente da gestão 2020/2021, Evando Freese, do assessor de Mídias e Marketing, Ivens Antonio Fiamoncini e a secretária, Gilmara Mendes Goulart.

Os três relatam em entrevista um pouco da história do Lions, quando das comemorações dos 55 anos de fundação, hoje, dia 18 de junho de 2021. “Nessa bela trajetória deste clube, ainda podemos contar no quadro social, com dois sócios fundadores; são eles: Companheiros Leão Walter Butzke e Nilton Theilacker. E durante essas cinco décadas e meia, o Lions Clube de Timbó prestou inúmeros e relevantes serviços à comunidade timboense. Vamos relembrar alguns, todos com sua importância, dentro de sua dimensão e contexto”.

Fatos históricos:

* Em 1966 aconteceu a campanha para a coleta

do lixo, donde resultou a entrega de 65 latões à

Prefeitura de Timbó, para a realização

desse serviço;

* Em 1967 foi realizado o 1º Festival do

Chopp, o qual seguiu, como tradição,

por mais de 20 anos;

* Em 1969, teve início uma relevante ação

humanitária e que perdura até hoje, o

empréstimo de equipamentos ortopédicos,

como cadeiras de rodas, de banho, andadores,

muletas, cama de hospital, dentre outros. O

Lions disponibiliza a qualquer pessoa que

deles necessitar, respeitando uma ordem

de empréstimo/disponibilidade;

* Outra atividade que aconteceu por mais

de 10 anos, foi o concurso de vitrines com

decoração lembrando a “Semana da Pátria”;

* Interessante ressaltar que dezenas de

entidades, como Hospital Oase, APAE,

Ancionato, escolas, Renal Vida, já foram

beneficiadas pelo Lions Clube de Timbó.

“Além do servir”

Os integrantes da diretoria destacam que “paralelamente às ações e campanhas realizadas, o Lions, sempre se destacou no incansável trabalho voluntário do Grêmio das Domadoras, que é um grupo formado pelas esposas dos associados do Lions Clube de Timbó, Companheiras Leão, e com participação de outras mulheres voluntárias da comunidade”.

Segundo eles “nesta caminhada, às vezes, encontramos obstáculos, porém, nunca foram motivos de desânimo, mas sim, foram aceitos como um desafio para a realização de nossos objetivos, desde que convictos da nossa missão de servir desinteressadamente. Sabe-se que o serviço desinteressado não é tarefa fácil, ele requer muito amor e doação. É sob esse olhar que o Lions Clube de Timbó vem realizando seu trabalho”.

Fiamoncini observa ainda que ao longo desse percurso, além do serviço voluntário, serviu seu Distrito com um governador Distrital, na pessoa de Gerold Zickuhr e sua esposa Elfi. Fato que aconteceu nos anos 1978 e 1979. “E agora, no Ano Leonístico 2021/2022, passados mais de 40 anos, o Distrito LD-5 contará como 1º vice-governador um associado do Lions Clube de Timbó, Dorival Fiamoncini e sua esposa Nair, que será o governador Distrital no AL 2022/2023”.

A diretoria afirma que: “é prudente salientar que nestas duas últimas décadas, o Lions, envolveu-se com muita dedicação e entusiasmo em duas grandes ações humanitárias: continuidade do “Empréstimo de equipamentos ortopédicos” que atende em média, direta e indiretamente, 50 pessoas/mês e a “Campanha da Visão”, que é um serviço realizado junto às Escolas, tanto da rede municipal quanto da estadual de ensino, onde são atendidos alunos matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental. Tal campanha consiste no exame de acuidade visual, consulta oftalmológica e aquisição de óculos. Mais de quatrocentos alunos são atendidos anualmente na primeira fase, ou seja, acuidade visual. Mesmo com a pandemia essa campanha é realizada, em atendimento ao pedido da direção da escola, sempre com respeito ao protocolo sanitário”.

Momento atual

O presidente do Lions comenta que: “neste momento difícil que a humanidade vive, a solidariedade e o voluntariado estão sendo frequentemente solicitados. Assim sendo, o Lions Clube de Timbó, tem realizado ações voltadas ao atendimento às pessoas e famílias carentes e vulneráveis, através da doação de alimentos e roupas. Sempre que o Lions realiza seu trabalho voluntário, os recursos financeiros são necessários e indispensáveis. E para captar esses recursos sempre pudemos contar com o gentil apoio da comunidade timboense, prestigiando as promoções que são realizadas. Aqui fica o registro da “eterna gratidão” a todos pelo apoio”.

Fiamoncini e Gilmara destacam que “além da missão de servir, os associados deste Clube, participam de diversos Conselhos Municipais, mantendo-se assim integrados com as ações do Governo Municipal. Uma grande conquista do Lions, destes últimos dois anos, foi a fundação do Leo Clube Asas da Liberdade, que é formado por jovens da comunidade timboense. Clube este que nos orgulha, pois trata-se de jovens entusiastas, comprometidos e responsáveis, não medindo esforços para servir ao próximo. É oportuno citar o destaque que essa juventude tem dentro do Distrito Leo LD-5, pelo seu significativo trabalho voluntário e intensa participação em ações e concursos Distritais, sempre conquistando honrosos reconhecimentos, a tal ponto que o presidente distrital do Leo Clube, para o Ano Leoístico 2021/2022 será o jovem timboense, Gabriel Luiz Fiamoncini”.

A diretoria frisa ainda que: “nesta rica história do Lions Clube de Timbó, nada mais justo do que prestar a homenagem de reconhecimento a todos que passaram por este valoroso Clube e em especial ao atual quadro associativo, que conta hoje com 23 companheiros e companheiras Leão. Parabéns e obrigado a todos”.

A diretoria informa ainda que no dia 21 de junho, às 20h, acontecerá a posse de dois novos associados; transmissão de cargos para o AL 2021/2022; comemoração dos 55 anos de Lions Clube de Timbó e visita oficial da governadoria do Distrito LD-5.

FONTE - J.M.V Clarice Graupe Daronco