JASC é oficialmente aberto e Blumenau já conquista as primeiras medalhas e troféus

Spread the love

A delegação blumenauense foi representada na cerimônia de abertura pelas atletas do Basquete feminino.

Na noite deste sábado, dia 20, foi aberto oficialmente a 60ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), em cerimônia na Arena Multiuso, em São José. Blumenau é a atual campeã e busca o 43° título da principal competição esportiva do estado. Na solenidade entraram na quadra da Arena e representaram a delegação blumenauense cinco atletas do Basquete feminino. A cidade disputa os Jogos com 41 modalidades esportivas da Secretaria Municipal do Esporte (SME) e já conquistou medalhas e troféus.
  
A honraria de levar a bandeira de Blumenau na quadra da Arena Multiuso coube as atletas Maria Eduarda Autran, Luana Nitsche, Sabrina Cristina dos Santos, Letícia Rechembak e Kawanni Firmino. Kaw, como é conhecida, contou sobre a alegria de participar deste evento depois de todos os meses caóticos e que forçaram a não realização do JASC do ano passado e outras competições no Basquete. “Estar aqui na abertura e agora poder fazer o nosso trabalho e o que gostamos é especial. Estar representando Blumenau, ainda mais neste evento tão grande é maravilhoso”, completa a atleta sobre a cerimônia de abertura, que contou também com apresentações culturais.
  
“Tivemos a abertura oficial do 60° JASC, onde tivemos uma apresentação que contou a história da formação e cultura de São José, que vale ressaltar, está de parabéns por aceitar sediar um evento deste porte, ainda mais neste período que estamos vivenciando. O evento já iniciou no dia 14 com o Judô e temos algumas modalidades que já finalizaram, onde tivemos excelentes resultados e vamos até o dia 28 em busca do 43° título da competição, sabendo que nossos concorrentes também buscam o mesmo objetivo”, aponta o secretário do Esporte, Ricardo Echelmeier.
  
A última edição foi disputada em 2019 nas cidades de Timbó, Pomerode e Indaial. No ano passado, devido à Pandemia causada pelo Coronavírus, os jogos não foram promovidos pela Fesporte. O prefeito Mário Hildebrandt comemora o retorno das competições e salienta que Blumenau durante todo o período de pandemia nunca deixou de apoiar e investir no esporte. “Seja na Iniciação Esportiva ou no alto rendimento, nossos atletas sempre tiverem em nossa gestão espaço e apoio. E na pandemia não foi diferente, quando decidimos manter os repasses do bolsa atleta a todos, mesmo cientes de que as competições não aconteceriam, por termos certeza do quanto o esporte muda e transforma vidas. A disputa do JASC vem coroar todo o esforço das modalidades em continuar treinando, mesmo na pandemia, e agora representar Blumenau e temos certeza que darão o seu melhor”, completa.
  
A delegação de Blumenau conta com cerca de 500 pessoas, entre atletas, comissão técnica, dirigentes e equipe de apoio. Para a edição 2021 dos JASC, 7.500 atletas se inscreveram para as competições classificatórias desde as etapas microrregionais, passando por nove etapas regionais até chegar à etapa estadual. Em São José, brigam por medalhas 3.500 atletas de 176 municípios. Além da cidade de São José, que recebe a maioria das modalidades do JASC, outros municípios também sediarão a competição. O Atletismo, Bocha e Bolão 16 e 23, serão disputados em Timbó; a Natação e Tênis em Florianópolis; o Tiro em Governador Celso Ramos e Blumenau; e uma prova de ciclismo será em Brusque.
  
Primeiras conquistas  

A cerimônia de abertura do JASC foi somente neste sábado, dia 20, mas como ocorre em grandes eventos esportivos, algumas modalidades já iniciam antes as competições. Confira abaixo os resultados.
  
Judô  

No último domingo, dia 14, começaram as disputas do Judô na Arena Multiuso e Blumenau já garantiu três medalhas, com Daniel Bolezina Lemes da Silva, ouro na categoria + 100 kg; Camila dos Santos, bronze na categoria meio- leve – 52 kg e Maria Aparecida Machado Krauss, que também levou o bronze, mas na categoria leve – 57kg. No geral da modalidade, os naipes masculino e feminino terminaram na sétima colocação. 

  
Natação  
  
Na Natação que encerrou na sexta-feira, dia 19, Blumenau conquistou um troféu geral de terceiro lugar no feminino e oito medalhas. Destaque para Julia Volkmann, que conquistou ouro na prova de 200m medley e prata nos 200m costas. Além disso, a atleta também fez parte da equipe de revezamento 4x100m livre que conquistou a prata, juntamente com Gracielle Hermann, Nayara Baron e Isadora de Souza.
  
Blumenau teve mais uma prata com Gabriela dos Santos nos 200m peito feminino, bronze com Ciro Adriano Theiss nos 200m peito masculino. Daniel Luciani Neto também trouxe medalha, bronze nos 200m medley. Gracielle Hermann além de medalha no revezamento também teve levou no individual, prata nos 400m peito e 50m livre.
  
Ginástica Rítmica  
  
As ginastas blumenauenses também conquistaram diversas medalhas que levaram Blumenau ao vice-campeonato geral na Ginástica Rítmica. Ana Carolina Sandrini foi vice-campeã individual geral no JASC. Ela conquistou cinco medalhas, ouro no aparelho fita, prata na bola e maças, além de bronze no arco. Nathalia Nogueira foi ouro no aparelho bola e Jessica Maier bronze na fita. Blumenau também ficou no lugar mais alto do pódio no conjunto misto. A cidade também ficou em segundo no conjunto cinco bolas e no conjunto geral.
  
Remo  

  
A equipe de Remo masculino de Blumenau também conquistou troféu, sendo vice-campeão da modalidade. Os atletas destaques foram Raphael Luciani, Daniel Passold Filho e João Vitor Costa. No feminino, as nossas atletas mostraram todo o desempenho e levaram pra casa o troféu de vice-campeonato geral da modalidade. As atletas destaques foram Giulia Renata Alves e Lavinia Pacheco. As provas foram disputadas no sábado, na Beira-Mar Norte, em Florianópolis.
  
Ginástica Artística  
  
A Ginástica Artística Masculina de Blumenau encerrou sua participação no JASC na segunda colocação geral. Como não poderia ser diferente, os destaques da G.A ficaram por conta dos atletas: Ruan Pablo, Victor Hugo e Kelvin Eduardo, que juntos conquistaram sete medalhas. No feminino, as ginastas conquistaram o troféu de terceiro lugar geral. Os destaques da G.A feminina foram as atletas Jamile Bloedorn e Camila Rigueira, que juntas conquistaram seis medalhas.  

Taekwondo  

  
No sábado, as atletas do Taekwondo feminino de Blumenau entraram no tatame e representaram muito bem a cidade. Destaque para as atletas Ana Cristina da Silva (Até 53 kg) e Patrícia Scheimann (+ 73kg), que conquistaram medalha de bronze. Neste domingo será a vez do naipe masculino, que comandados pelo técnico Vandeir Fugazzaa lutarão por medalhas e título para a cidade.
  
Cobertura do JASC
  
Para ficar por dentro de todos os resultados e desempenhos dos atletas de Blumenau na 60ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), A Secretaria Municipal do Esporte (SME) preparou uma cobertura especial. Para acompanhar basta acessar as redes sociais da secretaria, onde estamos fazendo a divulgação em tempo real dos resultados e mostrando um pouco dos bastidores dos jogos.
    
Durante a noite também teremos Lives nas redes sociais da SME, para divulgarão dos resultados e da programação do dia seguinte, além de trazer convidados, como atletas e técnicos que estão competindo para trazer mais um título do JASC para Blumenau. Algumas modalidades terão transmissão ao vivo, que serão divulgadas antecipadamente nas redes sociais

@smeblumenau.