Indaial alerta produtores sobre casos positivos de raiva em bovinos na região

Spread the love

O Departamento Regional da Cidasc de Blumenau confirmou dois casos positivos de raiva em bovinos na localidade da Mulde Central, em Timbó.

O Departamento Regional da Cidasc de Blumenau confirmou dois casos positivos de raiva em bovinos na localidade da Mulde Central, em Timbó. Diante do ocorrido, a Secretaria da Agricultura de Indaial, junto à Cidasc do Município, alerta os produtores da região sobre a importância de vacinar os rebanhos de suas propriedades. Os animais vacinados pela primeira vez devem receber uma segunda dose 30 dias após a primeira imunização.

“A intenção é conter e evitar novos focos da doença. A vacina pode ser adquirida pelo próprio produtor diretamente nas casas agropecuárias”, explica o secretário de Agricultura, Jacir Roni Floriano.

A orientação também é de que os produtores rurais observem seus animais, a fim de detectar possíveis sintomas da doença como: dificuldade de caminhar, salivação excessiva e paralisia. Em casos suspeitos deve-se procurar orientação de um médico veterinário e comunicar o fato no escritório da Cidasc de Indaial pelo telefone (47) 3378-8484.

A raiva não tem cura e pode matar animais e seres humanos, portanto a vacinação é muito importante para prevenção e proteção.

SECOM INDAIAL