Gaspar se prepara para Semana do Pescado

Spread the love

Na primeira quinzena de setembro acontece a “Semana do Pescado”. A campanha foi criada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e em Gaspar conta com o apoio da Prefeitura de Gaspar e da Associação dos Aquicultores de Gaspar (Aquipar) em parceria com diversas entidades do município. Serão realizadas ações voltadas para a comunidade com o incentivo de consumo de peixes.

O objetivo é reunir a cadeia produtiva de cultivo de peixes do município e executar ações com o intuito de aumentar ainda mais o consumo de peixes e similares. “Vamos incentivar a diversificação do cardápio da comunidade, mas com destaque para nossas principais produções, como a tilápia,  carpas e trutas”, destaca Henrique da Silva Pires, Engenheiro Agrônomo da Secretaria da Agricultura e Aquicultura.

Além disso, a Campanha deve tornar esta mais uma época de alto consumo destes alimentos, contribuindo com o crescimento do mercado de pescados e enaltecendo os benefícios à saúde quando se introduz peixes no cardápio do dia-a-dia. A ação este ano é realizada pela Secretaria da Agricultura e Aquicultura, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo, IFSC/Gaspar, Epagri, Semed, Aquipar, comércio e produtores locais. Ações foram definidas através de reuniões promovidas pela Câmara Técnica da Piscicultura e Agricultura (DEL).

Dentre as ações planejadas está a Alimentação Escolar, que terá nas refeições dos alunos de todas as Unidades Municipais, filé de tilápia. Dias 10 e 15 de setembro e no dia 3 de setembro terá estará no cardápio dos CDIs. O cardápio especial é uma ação da Secretaria Municipal da Educação.

Por intermédio da C.T. da Piscicultura e Agricultura (DEL), criada este ano, restaurantes estão sendo contatados para aderir a campanha e dispor de refeições e promoções neste segmento, durante o período. Também farão parte, pesqueiros, pesque pagues e similares, que também irão dispor de promoções especiais para suas atividades. Entidades participantes estarão identificadas com o cartaz da campanha “Aqui tem Semana do Pescado 2021”. Demais interessadas em participar, podem entrar em contato com a Secretaria da Agricultura e Aquicultura.

“Se intitula simbolicamente semana do pescado, mas são 15 dias de promoção, de forma parecida com a Semana Santa. Resultados de edições anteriores mostram um aumento entre 30% a 50% nas vendas no varejo no período da campanha. Já realizamos e participamos de várias reuniões online para somarmos na elaboração, divulgação, incentivos e organização da mesma”, comenta Ofélia Maria Campigotto, Presidente da Aquipar e integrante da C.T. Piscicultura e Agricultura. Objetivo é fazer com que o produto esteja cada vez mais na cultura alimentar do brasileiro.

Conforme o Secretário da Agricultura e Aquicultura, “Santa Catarina é o quarto estado que mais produz peixes no Brasil e Gaspar contribui de forma significativa com estes dados. Somente em 2019 foram 609.900Kg produzidos e com isto recebemos naquele ano, o prêmio Prefeito Empreendedor com a Piscicultura”. Vale ressaltar que não se trata apenas da importância do consumo do peixe, a Semana do Pescado também vem para movimentar os setores produtivos na agricultura, aquicultura e piscicultura e suas inovações. Bem como diversificar o cardápio, divulgando receitas com outras iguarias além do peixe, como camarão, lagosta e siris, assim como as de mar, como polvo, ostras, mariscos e outros.

São muitos os benefícios à saúde que se obtém com estes alimentos. Peixes são ricos em ácidos graxos como o ômega 3, que diminuem o risco de doenças cardiovasculares. Também ajuda outros órgãos como o cérebro, prevenindo o Alzheimer por exemplo. Também é um ótimo aliado na dieta por conter gorduras saudáveis (gorduras insaturadas). Toda a comunidade está convidada a participar da Semana do Pescado.

TEXTO – SECOM GASPAR