Gaspar avança na vacinação contra COVID-19

Spread the love

Gaspar contabiliza mais de 73% da população adulta (acima de 18 anos) vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Até esta sexta-feira foram imunizados mais de 46 mil gasparenses com a primeira dose. Desde o dia 23 de agosto, a vacinação foi ampliada para toda a população adulta, ou seja, qualquer pessoa com 18 anos ou mais.

    Neste final de semana o Centro de Vacinação, localizado na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins estará fechado. Na segunda-feira, dia 6, estará aberto para aplicação de primeira dose para pessoas com 18 ou mais, segunda dose de CoronaVac para quem a aplicação programada até o dia 06/09, AstraZeneca para quem tomou a primeira até o dia 28/06 e de Pfizer para quem tomou a primeira dose dia 14/06, o atendimento será realizado das 8h às 14h.

    Para ampliar a vacinação de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, a Prefeitura de Gaspar aguarda o quantitativo de novas doses que são enviadas pelo Governo Federal. O único imuno liberado pela Anvisa para vacinar essa faixa-etária é a Pfizer. Para agilizar o processo de imunização desse grupo, e Prefeitura orienta que pais e responsáveis já providenciem os documentos necessários, como laudo médico para comprovação de comorbidade e também se o adolescente possui documentos de identificação.

   O reforço de terceira dose para idosos também aguarda a disponibilidade de vacinas do Ministério da Saúde.

Vacina do Bem

    A Prefeitura de Gaspar, por meio do Sistema de Comando em Operações contra a COVID-19, arrecada alimentos no Centro de Vacinação. Os alimentos serão entregues à Conferência Vicentina, que distribui para as famílias que estão em vulnerabilidade social, cadastradas na entidade. Os alimentos não perecíveis podem ser entregues durante as ações de vacinação na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins.

    Até o momento já foram arrecadadas pela Campanha Vacina do Bem mais de uma tonelada de alimentos. A campanha continua recolhendo alimentos no Centro de Vacinação. A Conferência Vicentina reforça que os itens prioritários de doação nesse momento são café em pó, óleo de soja, leite integral e pacotes de biscoito. Além disso, a entidade pede se possível, a doação de produtos de higiene pessoal, como sabonetes, creme dental, absorventes, shampoo e papel higiênico.

   Esta ação faz parte da Campanha Fica Bem Gaspar, lançada no ano passado com o objetivo de agregar todas as ações em prol das pessoas no enfrentamento à pandemia.

O Centro de Vacinação fica no Bairro Margem Esquerda, Rua Hercílio Fides Zimmermann, na Arena Multiuso.