FRUTOSE E CONSUMO DE FRUTAS Primeiramente: toda fruta tem FRUTOSE

Spread the love

Frutose é um monossacarídeo que após ser ingerida é transportada para o fígado para depois ser transformado em glicose e aí cair na circulação sanguínea ou ser estocado como glicogênio hepático (reserva energética).

É o carboidrato simples mais lentamente absorvido pelo intestino através dos transportadores glut5 e glut2.

O processo é longo e se torna mais lento com a presença das fibras das frutas, evitando pico de glicemia, assim, a ação da insulina se torna mais eficaz, ou seja, a frutose (açúcar natural da fruta) não precisa ser temida e se a fruta for consumida na sobremesa ou com alimentos como leite, aveia, Whey protein ou iogurte mais lentamente a frutose será absorvida.

A FRUTOSE “isolada” usada na indústria alimentícia requer mais cuidados na sua ingestão, porque são adicionados em produtos alimentícios em grandes quantidades e em produtos pobres ou isentos de fibras – ex: refrigerantes, sucos (mesmo naturais tem uma concentração maior de frutose), chocolates com alto teor de açúcar, sobremesas prontas como flans e pudim, cremes, refrescos em pó, molhos industrializados, bolachas com ou sem recheio e fast food.

Você não precisa ter medo de fruta, especialmente em um plano alimentar planejado e calculado para suas necessidades energéticas e fisiológicas, além de serem as principais fontes de fibras e micronutrientes. Não se engane, os suplementos polivitaminicos não tem eficácia igual da a alimentação.

No emagrecimento o déficit calórico precisa ser feito com QUALIDADE – ou seja, se bem calculado, você vai comer porções de frutas e chegar ao emagrecimento, aliás são ótimos Alimentos para o emagrecimento porque são ricos em nutrientes, a grande maioria pobre em calorias e trás saciedade pelas fibras.

Você conhece alguém que tem medo de comer fruta? Marque ou envie essa publicação para perder esse medo e usufruir dos benefícios de comer frutas!!

Christiane Leite – Nutricionista
Acompanhamento Nutricional
Presencial e online
(47)9 9764-0478

Deixe um comentário