FIC lança edital para seleção de contos em comemoração aos 80 anos da Biblioteca Pública Municipal

Spread the love

Nesta quarta, 5 de maio, a Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa comemora 80 anos de criação. Para celebrar a data, a Fundação Indaialense de Cultura lança o edital “80 Contos”

Nesta quarta, 5 de maio, a Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa comemora 80 anos de criação. Para celebrar a data, a Fundação Indaialense de Cultura lança o edital “80 Contos”, que irá selecionar 80 contos de temática livre e inéditos escritos por autores indaialense ou residentes na cidade. As inscrições iniciam nesta quarta e seguem até 5 de julho pelo link: http://www.ficindaial.com.br/fundacao/edital-80-contos/

Os 80 contos selecionados vão compor um e-book com lançamento previsto para 29 de outubro, no Dia Nacional do Livro. Desses, seis contos destaques serão premiados no dia 29. Também haverá uma seleção de 24 contos para serem publicados em 2022, num tabloide com ilustrações produzidos pelo curso de Desenho da FIC.

Para a diretora-executiva da Fundação, Marli Westphal Menegazzi, a Biblioteca é a ponte entre o usuário e a informação. “São 80 anos de acolhimento à comunidade indaialense, atendendo às diversas necessidades informacionais das pessoas que a frequentam, com o intuito de incentivar o desenvolvimento intelectual e cultural”, afirma.

História da Biblioteca

A Biblioteca Pública Municipal foi criada através do Decreto-Lei nº 44, de 5 de maio de 1941, pelo então prefeito Frederico Hardt. O espaço já teve alguns endereços como a Prefeitura de Indaial e o prédio da Estação Rodoviária e desde 1991 localiza-se na sede da FIC: rua Dr. Blumenau, 5, Centro.

O atendimento aos munícipes acontece de segunda a sexta, das 8h às 18h. O usuário pode contatar a Biblioteca pelo WhatsApp: (47) 99709-0427 ou ainda pelos telefones 3333-2000/1964 e e-mail biblioteca@indaial.sc.gov.br.

Seus principais serviços são de auxílio à pesquisa no acervo, empréstimo domiciliar, visitações, acesso à internet e contação de histórias. Atualmente conta com um acervo de mais de 20 mil exemplares entre livros, periódicos, DVDs, CDs, entre outros.

Em 2018, a Biblioteca passou a disponibilizar um serviço extensionista com a Biblioteca Móvel, viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), no qual já realizou diversas participações em eventos no município, bem como a permanência em locais estratégicos com o intuito de fomentar a leitura.

Prêmio Elisabeth Anderle de Fomento à Cultura

Para tornar a Biblioteca Pública acessível a toda a comunidade, em 2019 ela participou do Edital Elisabeth Anderle de Fomento à Cultura e foi contemplada com R$30 mil para aplicação do projeto “O quanto pensamos no outro?: um olhar para a acessibilidade na Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa”. O intuito era equipar a Biblioteca seguindo os princípios da tecnologia assistiva, mecanismo pensado para facilitar o acesso à informação, assim como viabilizar a utilização de determinados materiais para pessoas com deficiência.

Os equipamentos adquiridos foram computador com mouse estacionário, teclado com fonte ampliada e com colmeia e softwares específicos para a oralização do conteúdo na tela do computador. Para trabalhar a comunicação alternativa através de imagens, os investimentos também contemplaram escâner para realizar a oralização dos livros escolhidos pelo usuário, lupa eletrônica portátil para ampliar a fonte do livro através de sua tela e recursos pedagógicos adaptados.

SECOM INDAIAL