Exposição Fotográfica, “REALIDADE POR ELAS”, traz depoimentos de mulheres vitimas de violência

Exposição   que envolve  arte, cultura e conscientização sobre  Violência Doméstica contra Mulher , estará aberto ao publico a partir deste sábado dia 27 de março no Shopping Neumarkt.

Blumenau irá receber neste sábado a Exposição fotográfica “Realidade Por Elas”. A exposição é composta por fotos e depoimentos de mulheres que sofreram violência doméstica. O objetivo do projeto que apresenta fotos de bocas de mulheres, é justamente dar voz a elas que por muito tempo se calaram por medo, vergonha ou insegurança.
“Realidade Por Elas”, quer mostrar que estamos trabalhando “por elas”, oferecendo mais um espaço para conscientização da sociedade de que a violência não tem vez, e que as próprias mulheres agredidas estão lutando, por elas.
Desde o final de 2020, o Projeto da Exposição Fotográfica vem sendo desenvolvido, foi idealizado pelo Fotógrafo Lucas Prudêncio, e está sendo realizado por várias mãos, em parceria com profissionais e entidades de Blumenau.
“O ponto mais delicado, o qual foi estudado e pesquisado com todo o respeito que merecem foi a busca de depoimentos, pois contar como foi a agressão, na maioria das vezes sofrida por quem deveria proteger, nem sempre é fácil, mas apesar das feridas muitas vezes invisíveis fisicamente, os relatos das mulheres participantes foram de desabafo, de que foi muito bom dividir a história delas com alguém. E todas sem exceção, querem dar exemplo de superação e evitar que outras Mulheres passem por violência doméstica”, destaca Lucas.
Os depoimentos foram voluntários e não será divulgado nome, endereço ou identidade das participantes.
A Exposição “Realidade Por Elas”, além do Shopping Neumarkt , estará aberta a partir deste sábado dia 27 de março, também passará pela Câmara de Vereadores, e 10º Batalhão de Polícia Militar. As datas em outras instituições ainda serão definidas.
O intuito é apresentar a Exposição com as fotos e depoimentos, como homenagem e Campanha de Conscientização a NÃO VIOLÊNCIA!
Denuncie

  • Central de Atendimento à Mulher: 180
  • Polícia Militar: 190
  • Disque-denúncia Polícia Civil: 181
    Durante o tempo em que a Exposição ficar disponível ao público, também será disponibilizado aos visitantes a opção de contribuição para o Abrigo Casa Eliza. A doação poderá ser realizada em dinheiro, em uma caixa cofrinho indicada no local, ou através de depósito por Conta Corrente ou PIX. A arrecadação será destinada a Instituição em forma de materiais que a casa necessitar no momento.
    PARA DOAÇÃO:
    Banco 260 - NUBANK
    Agencia: 0001
    Conta: 8878722-3
    PIX : lucaspfoto@gmail.com
    PIX: 36499122000111
    Vale ressaltar que além da exposição presencial, teremos os vídeos dos depoimentos através das redes sociais do projeto.

PROJETO POR ELAS
Idealizador do Projeto Por Elas: Fotógrafo Lucas Prudêncio;
Realização: Fotógrafo Lucas Prudêncio, Jornalista Laide Braghirolli, Editor André Santos, Câmara de Vereadores Blumenau, Prefeitura através da Secr. De Desenvolvimento Social de BNU, e Abrigo Casa Eliza.
Madrinha do Por Elas: Cinthia Canziani, comunicadora que já atuou como professora, apresentadora, e é uma defensora das mulheres.
Instagram: https://www.instagram.com/porelas2021/
Apoiadores:
Polícia militar (Rede Catarina), Polícia civil, Prefeitura (SEMUDES), Câmara de Vereadores, Quitéria Péres, Juíza de Direito e Coordenadora do CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Blumenau, JobGo, Reino do Garcia, Mobili Móveis sob medida, 3zero5, Portal Alexandre José, Boticário, Shama Comunicação e Mesorregional.
Abrigo Casa Eliza
Localizado em Blumenau, acolhe mulheres vítimas de violência doméstica, junto com seus filhos menores de dezoito anos. O espaço serve como refúgio, onde as vítimas recebem acompanhamento de psicólogos, assistentes sociais, educadores e uma equipe técnica preparada para romper o ciclo de violência.

Laide Braghirolli
Jornalista

Deixe uma resposta