Exercícios físicos também ajudam na preparação para o Enem; confira dicas

Spread the love

Praticar exercícios físicos é de suma importância para a saúde, mas o que pouca gente sabe é que as práticas podem auxiliar também na rotina de estudos e na hora de fazer a prova do Enem. 

Para o coordenador técnico da AYO Fitness Club, Júlio César Chaves Nunes Filho, os benefícios das atividades esportivas vão de melhorias de memória até ganho de concentração. “Muita gente acha que praticar exercícios físicos vai apenas deixar o corpo mais forte, mas os ganhos mentais são imensos. Você pode aumentar sua capacidade de memorização e concentração, além de disposição e agilidade, características essenciais na hora de fazer o Enem. Também há a diminuição dos níveis de ansiedade e estresse, bem como as dores no corpo causadas por grandes períodos de estudos na mesma posição”, afirma Júlio César.

O especialista também fala sobre a liberação de endorfina, sensação de bem-estar causada pela prática de atividades físicas. Para ele, as pessoas se sentem mais descansadas após as atividades, propiciando estudos com mais energia e estimulando ainda mais o aprendizado.

Júlio César também fala sobre os casos de alunos que não tem tempo e não se identificam com nenhuma atividade. “Não é preciso muito tempo, até mesmo 30 minutos diários são suficientes, o estudante pode fazer até mesmo exercícios em casa, como: exercícios com peso corporal como polichinelos, agachamentos, flexões, abdominais. Quando disponível há também exercícios aeróbicos, como corridas, ciclismo e natação. Para estimular, o ideal é chamar um amigo para praticar junto”, explica.

O especialista também fala sobre os cuidados ao iniciar atividades sem orientação médica. “É imprescindível procurar um médico para fazer uma avaliação prévia. Um profissional de Educação Física também é recomendado para a prescrição e acompanhamento dos exercícios físicos, otimizando seus resultados e evitando lesões”, finaliza.

Capuchino Press Didio Theorga