Equipe de Controle da Dengue realiza primeira pulverização de inseticida em ponto estratégico com focos de mosquito

Spread the love

No mês de junho, a equipe do Programa de Controle da Dengue de Indaial realizou pela primeira vez a pulverização de inseticida em um ferro velho localizado no bairro Encano do Norte com focos positivos do Aedes aegypti. O local é ponto estratégico para acompanhamento da proliferação do mosquito.

O inseticida é fornecido pelo Estado e possui ação residual. Ele se fixa nas paredes de possíveis criadouros e em locais de pouso do mosquito, contaminando-o através de suas patas durante o repouso ou no período anterior à postura dos ovos.

A pulverização é realizada com o auxílio de bomba motorizada adquirida pelo Município neste ano e também com uso de equipamentos de proteção individual. O inseticida possui baixo índice de toxicidade, por isso não afeta funcionários do local e nem os moradores da região.

A aplicação do inseticida é uma medida complementar às atividades já realizadas rotineiramente pela equipe de Controle da Dengue. Porém, a colaboração da população é o principal combate ao mosquito, reforça a coordenadora do Programa, Aline Machado dos Santos. “Elimine depósitos que possam acumular água, escove bebedouros de animais e troque a água periodicamente. Fique atento, não dê chances para o mosquito. Transforme o combate em um hábito”, diz.

A pulverização de inseticida deverá ocorrer em outros pontos estratégicos ao longo do ano.

TEXTO – SECOM INDAIAL