Entenda forte nevoeiro se formou durante a tarde no litoral de Santa Catarina

Spread the love

Motoristas registraram fenômeno em diferentes pontos da BR-101

Um forte nevoeiro surpreendeu os motoristas na BR-101 nesta segunda-feira, 4. O trecho entre Balneário Camboriú e Florianópolis, que costuma ter neblina na madrugada ou início da manhã, estava encoberto às 16h. E a causa do fenômeno é justamente a estabilidade do tempo, conforme divulgado pelos meteorologistas da Epagri/Ciram.

O acontecimento climático é conhecido como nevoeiro marítimo e deve se repetir nos próximos dias. “O nevoeiro marítimo é formado a partir do resfriamento do ar mais aquecido durante o dia, sobre o oceano, que entra em contato com a superfície do mar mais fria, o que resulta no processo de condensação”, consta nota da Epagri/Ciram.

Os meteorologistas também relembram que as nuvens baixas, associadas ao nevoeiro, podem dar a falsa impressão de condição de chuva. Mas explicam que é justamente a estabilidade do tempo que favorece tanto a formação do nevoeiro marítimo como o predomínio de sol.

Previsão para os próximos dias

Conforme os meteorologistas, Marcelo Martins e Laura Rodrigues, a condição do tempo para os próximos dias favorece a repetição do fenômeno. O Litoral Catarinense segue com temperatura elevada durante o dia e amena no período da noite e do amanhecer.

“Devido ao predomínio de uma massa de ar seco e mais quente, que mantém o tempo estável e inibe a formação de nuvens de chuva em SC”, explicam os meteorologistas.

Deixe um comentário