Em 10 anos de atuação, startup de entregas sustentáveis por Bike já evitou a emissão de 200 toneladas de gás carbônico na atmosfera

Com a pandemia do Coronavírus e o isolamento social, as entregas por delivery apresentaram um crescimento vertiginoso.

Com a pandemia do Coronavírus e o isolamento social, as entregas por delivery apresentaram um crescimento vertiginoso. Segundo a startup de gestão de finanças Mobills, os gastos com os aplicativos de entrega aumentaram 149% em 2020. A pesquisa analisou as despesas de mais de 46 mil usuários entre os meses de janeiro e dezembro do ano passado. Com a alta dos deslocamentos dos entregadores via moto ou carro, uma preocupação passou a ser com o meio ambiente e a grande emissão de poluentes. Uma solução sustentável que os empresários encontraram para atenuar esse problema foi fazer as entregas de bicicleta. Esse é o principal diferencial da Ecobike, startup criada em 2011 em Curitiba, e que hoje já está presente em 30 cidades brasileiras, nas regiões sul, sudeste, centro-oeste e nordeste.

De acordo com o diretor da empresa, Victor Ferraz, a ideia da Ecobike foi aliar tecnologia com sustentabilidade. “Desde que iniciamos nossa operação há 10 anos, nossos ciclistas parceiros já pedalaram mais de 40 voltas ao redor do mundo. Isso evitou o despejo na atmosfera de mais de 200 toneladas de gás carbônico, o que significa 8.672 árvores a mais no meio ambiente. Esses são números muito significativos, tanto que no ano seguinte, em 2012, a Ecobike foi eleita uma das três organizações mais sustentáveis do país pelo Prêmio Greenbest. Em 2013 iniciamos o processo de franquia, e em 2016 fomos a primeira empresa de Bike entrega a ter seu próprio APP de entregas”, orgulha-se o empresário.

Por meio de seus ciclistas parceiros, que trabalham uniformizados, com seguro de vida e em uma Bike customizada, a Ecobike faz entregas de alimentos, compras de supermercados, medicamentos e e-commerces. Cada entregador tem uma produtividade média de 4 entregas por hora, em um raio de até 3 km. “Nossos bikers podem entregar em até 5 km de distância, mas a melhor performance de tempo / custo benefício está em 3 km”, explica Ferraz, que destaca ainda as vantagens em contratar o serviço: “Além da questão da sustentabilidade e da contribuição para a preservação do meio ambiente, outra vantagem da Ecobike é a economia. Ela é mais barata que os concorrentes próximos, como entregas por motoboy ou carro, o suporte e atendimento são diferenciados, o cliente pode visualizar o andamento da entrega pelo celular, rastrear a localização do Bike entregador”, conta.

Para os contratantes do serviço, a Ecobike emite um certificado mostrando que as entregas são realizadas de maneira sustentável. “Com base na quilometragem que o entregador percorreu, a gente consegue ver quanto de carbono foi evitado na emissão da atmosfera. Dessa forma, o cliente pode divulgar esse certificado nas redes sociais, para mostrar aos seus consumidores que o estabelecimento tem uma consciência sócio ambiental”, exemplifica Ferraz.

Mais informações sobre a Ecobike podem ser obtidas no site https://www.ecobikecourier.com.br/.

Guilherme Ochika – Assessoria de Imprensa Ecobike

Deixe uma resposta