Eclipse solar “anel de fogo” acontece nesta quinta-feira; saiba como assistir

Spread the love

O próximo eclipse solar total acontecerá em 4 de dezembro deste ano e o próximo eclipse anular que poderá ser visto do Brasil, somente em 2023

Nesta quinta-feira, 10, ocorre um eclipse solar anular, fenômeno que por alguns minutos produz um belo “anel de fogo” no céu, resultado da ocultação parcial do disco solar pela Lua passando entre a Terra e nossa estrela. Infelizmente, apenas moradores de cidades no hemisfério norte, como Chicago, Nova York, Toronto, Boston, Paris, Londres, Berlim, Estocolmo e Moscou, poderão observar o fenômeno em sua plenitude. Mas isso não quer dizer que nós, brasileiros, vamos ficar de fora. Segundo o site Astronomia, poderemos acompanhar o eclipse através de transmissões on-line gratuitas. Assim como fizemos com o eclipse lunar que, semanas atrás, se seguiu à “Superlua de sangue”. Uma das transmissões é a do Virtual Telescope Project, que vai começar às 6h30 (horário de Brasília) da quinta-feira.
-O vídeo poderá ser visto no site do projeto, ou também, em seu canal no Youtube. Para facilitar, colocamos o vídeo logo abaixo. É só dar play na hora do eclipse e aproveitar. Outra transmissão é a do site Time and Date, que começa um pouco mais cedo: às 6h (horário de Brasília). O ponto máximo do eclipse, quando o “anel de fogo” surge no céu, deve ocorrer às 7h41.Este é o primeiro eclipse solar de 2021 e o único anular do ano. O próximo eclipse solar total acontecerá em 4 de dezembro deste ano e o próximo eclipse anular que poderá ser visto do Brasil, somente em 2023.
O que é um eclipse solar “anel de fogo “Conforme explica o portal de notícias, Tilt Uol, durante um eclipse solar, a Lua fica perfeitamente alinhada entre o Sol e a Terra. No caso deste eclipse, a Lua está um pouco mais distante da órbita do planeta, portanto, não cobre o Sol completamente, deixando alguns raios escaparem pelas bordas e formarem o “anel de fogo”, conclui o informativo.

FONTE – O MUNICÍPIO DE BLUMENAU