Deputado Laércio Schuster deve trocar o PSB pelo Podemos

Spread the love

Ex-prefeito de Timbó já vem demonstrando proximidade com partido de Mário Hildebrandt

O deputado estadual Laércio Schuster está bem próximo de deixar o PSB e cada vez mais alinhado com o Podemos em Santa Catarina. A troca, inclusive, já é dada como caminho natural, mas deve ser oficializada apenas em março de 2022, durante a janela partidária. Isso, claro, se não houver nenhuma mudança no cenário político do estado que possa desfazer estes planos, já que Laércio quer buscar a reeleição no ano que vem.

Saída do PSB
O que não deve mudar mesmo é a saída do PSB. Laércio, que em 2019 chegou a ser cogitado como presidente da executiva em Santa Catarina, já não fala mais a língua do partido há um bom tempo. Isso foi confirmado quando Cláudio Vignatti assumiu a presidência no estado, no ano passado. O PSB (Partido Socialista Brasileiro) ignorou por muito tempo o S – de socialista – em Santa Catarina. Nos últimos anos, aliás, era considerado um partido de centro-direita, liderados por Paulinho Bornhausen – hoje no Podemos. Inclusive elegeu deputados estaduais e um deputado federal com este perfil. Porém, a saída de Bornhausen em 2019 e a chegada de Vignatti em 2020, confirmou o alinhamento das ideias da executiva nacional com a estadual, de ser verdadeiramente um partido com pautas mais a esquerda. Vignatti se transferiu após ficar por quase 30 anos no PT .Toda essa mudança fez com que deputados estaduais eleitos pelo PSB, com uma ideia diferente, já não se encaixassem no partido. Bruno Souza preferiu saiu de forma judicial, ainda em 2019, e atualmente está no NOVO. Laércio deve ser o próximo, na janela de 2022.

Proximidade com Podemos
Grande parte dos nomes do PSB durante a recente mudança ideológica se transferiram para o Podemos, sendo o principal deles Paulinho Bornhausen. Somado a isso, Laércio não esconde a proximidade que vem tendo com nomes do possível futuro partido.
No período em que Daniela Reinehr assumiu o governo interino do estado, nas indicações de cargos dadas por Laércio estavam nomes relacionados a Bornhausen e o Podemos. Inclusive, o deputado tem uma ótima relação com Mário Hildebrandt (Podemos), e em comum acordo com o prefeito de Blumenau, conseguiu colocar André Espezim como secretário adjunto de Infraestrutura.
Nas redes sociais o Laércio também destaca essa proximidade. Na noite desta segunda-feira, 17, ele publicou uma foto de uma reunião que fez com o Podemos de Timbó, sua cidade natal, da qual foi prefeito por dois mandatos, pelo PP.

MUNICÍPIO DE BLUMENAU

Laércio Schuster se reúne com o Podemos de Timbó. Foto: Reprodução