DEPUTADO ALBA PROPÕE PMs DA RESERVA NA SEGURANÇA DAS ESCOLAS

Spread the love

Em sintonia com o anseio das comunidades escolares e a anunciada ação do Governo do Estado de dotar todas as escolas públicas da Rede Estadual de Ensino de vigilância humana,

Em sintonia com o anseio das comunidades escolares e a anunciada ação do Governo do Estado de dotar todas as escolas públicas da Rede Estadual de Ensino de vigilância humana, o deputado Ricardo Alba sugeriu oficialmente, por meio da Indicação n. 1136.7/2021 da Assembleia Legislativa, que sejam utilizados os policiais militares inativos na vigilância armada de escolas públicas estaduais e municipais. “O que aconteceu em Saudades deixou uma lição para todos nós. É preciso segurança no ambiente escolar”, ressalta o parlamentar. A Indicação de Alba foi aprovada hoje, em plenário.

Em roteiro de trabalho pelo oeste catarinense, Alba esteve ontem em Saudades e sentiu de perto a emoção causada pela tragédia na Escola Infantil Aquarela. “Não há como voltar no tempo, mas este caso específico serve de alerta”, pondera o deputado, que lembra que já faz algum tempo que são relatados casos de violência contra professores e servidores de escolas. Alba, que é professor universitário e é filho de professores aposentados, acredita que a segurança deve ser armada e PMs inativos seriam perfeitos para a função, por toda a experiência acumulada.

“A ideia é que o Governo do Estado ofereça as vagas, prioritariamente, para os policiais militares do CTISP (Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública) que quiserem emprestar sua experiência e maturidade para a segurança do ambiente escolar”, pontua o parlamentar. Na justificativa, Alba lembra a tragédia de Saudades, o fato do governo já ter manifestado a intenção de contratar vigilância humana para as unidades escolares estaduais e ainda recorda que existe lei aprovada que permite que PMs hoje no CTISP possam, inclusive, trabalhar diretamente nos municípios, o que poderia estender a proteção às escolas municipais de todo o estado.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DEPUTADO ALBA