Defesa Civil alerta sobre onda de frio intenso nessa semana

Spread the love

Depois de um início de semana com temperaturas mais altas em Santa Catarina, o frio retorna com grande intensidade nessa semana. Segundo a Defesa Civil, a partir dessa terça-feira, dia 27, o avanço de uma frente fria provocará chuva no estado, seguida de uma intensa massa de ar frio, que provocará o declínio das temperaturas.

Mas o pico do frio deverá ocorrer entre a quinta-feira, dia 29 e sexta-feira, dia 30.

 “Se a previsão confirmar, a massa de ar polar deve ser a mais forte do inverno de 2021, se igualando e até superando massas que atuaram em julho dos anos 2000 e 2013, e vai deixar a temperatura baixa nos últimos dias de julho”, explicam os metereologistas da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz e Marcelo Martins.

As mínimas previstas variam entre -8°C e -3°C nos Planaltos e Meio Oeste, -4°C e 0°C no Extremo Oeste e Oeste, -3°C e -2°C na Grande Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí, 0°C e 4°C no Litoral Sul e Médio Vale do Itajaí e 1°C e 5°C na Grande Florianópolis Litorânea, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Conforme informado pela Defesa Civil, há risco de congelamento de pista nas áreas mais altas do Planalto Sul e Meio Oeste entre a noite de terça e madrugada de quinta-feira, dia 29, devido ao frio intenso e presença de umidade. A combinação também pode provocar neve e chuva congelada nessas áreas, principalmente nas noites de terça e quarta-feira. O sistema segue atuando em Santa Catarina até sábado, dia 31.

Ainda, podem ser registrada geada em todas as regiões. Além disso, as tardes também devem ser bastante frias.

Ações a nível estadual

Na manhã de ontem, dia 26, a Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), promoveu uma reunião de alinhamento com as estruturas estaduais em função do alerta de frio intenso. O monitoramento já vem sendo realizado desde a última semana, quando os primeiros avisos de frio foram emitidos. O Governo do Estado deixou toda a estrutura de prontidão para dar o suporte.

Segundo o chefe da DCSC, David Busarello, será realizada uma ação conjunta no que diz respeito às responsabilidades do Estado. “Sabemos que tivemos manifestações na última semana, de diversos veículos, apontando uma situação muito mais grave do que as previsões estão confirmando, mesmo assim estaremos preparados para qualquer situação”, comentou.

Com base na situação, a Santur orienta aos turistas para que apenas sigam para a serra caso já tenham hotéis e pousadas garantidas. Já o Corpo de Bombeiros Militar destacou a realização da Operação Serra Mais Segura.

A Polícia Militar Rodoviária (PMR) está reforçando o efetivo e colocado em prática a Operação Gelo na Pista, além de pontos de apoio nas barreiras que serão instaladas nos postos policiais caso ocorra a necessidade de fechamento de rodovias.

O aviso de frio intenso também se estende a agricultura, piscicultura e pecuária que poderão ter impactos negativos e por isso a Epagri orienta os produtores rurais sobre cuidados.

TEXTO DEFESA CIVIL/JMV