Como saber se a minha ansiedade é normal?

Spread the love

Você se descreve como uma pessoa nervosa? Anda nervoso o tempo todo? Vive tenso ou tem muita dificuldade para relaxar? Se você respondeu sim para essas três perguntas, pode ser que você tenha algum transtorno de ansiedade. Ansiedade é um sentimento essencial para a sobrevivência da espécie humana. Ela é a responsável por nos manter alerta em situações ameaçadoras da vida. Mas, se ela toma conta dos seus pensamentos constantemente e a atrapalhar as suas atividades do dia a dia – você deve se preocupar!

Ansiedade é o sentimento de insegurança, apreensão ou temor associado à preocupação excessiva com algo que ainda não aconteceu, onde há muita dificuldade de parar de se preocupar e conseguir relaxar. Os transtornos de ansiedade surgem quando há um desbalanço de substâncias que se encontram na região das amigdalas cerebrais – estruturas responsáveis pela produção e liberação de substâncias químicas que vão se comunicar com outras regiões do cérebro desencadeando a reação corporal do medo. No transtorno ansioso as amigdalas cerebrais encontram-se constantemente hiperativadas e em alerta, onde o seu cérebro não consegue inibi-las. Por isso, no tratamento medicamentoso utiliza-se remédios que controlam a ativação das amigdalas cerebrais e reduzem sua atividade.

O transtorno de ansiedade generalizada é o tipo de ansiedade mais frequentemente encontrado. Caracteriza-se por preocupações excessivas e frequentes, que geram sofrimento e prejuízo no funcionamento social, profissional ou em algum outro aspecto da vida por um período mínimo de 6 meses. Neste tipo de ansiedade há um estado de alerta constante que pode estar associado a irritabilidade, sensação de nervos a flor da pele, inquietação com necessidade de fazer múltiplas atividades ao mesmo tempo, cansaço excessivo – seja mental ou físico, tensão muscular e dificuldade de concentração. Há um fluxo tão grande de pensamentos que atrapalham o foco em uma única atividade. Insônia também é frequentemente associada, seja ela aquela que causa dificuldade para pegar no sono, ou a sua forma que gera despertares noturnos onde não se consegue reestabelecer o sono.

O coração foi feito para bater, o pulmão para respirar, tal qual o cérebro para pensar. Os pensamentos fazem parte da nossa vida, eles são manifestações do nosso organismo diante de situações que vivenciamos. O problema é quando esses pensamentos são negativos, ansiosos ou aversivos a maior parte do tempo. Ser ansioso é muito comum nos dias de hoje, porém ser ansioso não é normal!  Você deve procurar ajuda assim que  identificar pensamentos ansiosos que fogem ao seu controle. Pensamentos ansiosos podem tomar conta da sua mente e inclusive paralisar você diante de situações importantes do seu dia a dia.  Por isso, se você se identificou com essa descrição você deve procurar ajuda seja através de avaliação psicológica ou por avaliação médica. A saúde mental é tão importante quanto a saúde física e é o conjunto de cuidados que conferimos a ambas que nos proporcionam uma vida duradoura e prazerosa.

Dra Taimara Zimath

Neurologista

CRM 21 497 RQE 18 708