Com sustentabilidade em alta, empresas do segmento percebem necessidade de desenvolver lideranças internas

Spread the love

Demanda crescente exige novas percepções de líderes para aumentar competitividade no mercado de produtos sustentáveis.

A sustentabilidade vem ganhando cada vez mais influência na decisão de compra dos brasileiros. Uma pesquisa recente do Mercado Livre na América mostrou uma alta de 112% no número de compradores de produtos sustentáveis no país. O estudo, baseado em dados da plataforma de comércio eletrônico, foi realizado entre abril de 2020 e março de 2021. Os brasileiros seguem uma tendência global. Levantamento feito pela Economist Intelligence Unit (EIU) a pedido da WWF mostram que as pesquisas na internet por produtos sustentáveis tiveram crescimento de 71% nos últimos cinco anos na média entre os 54 países pesquisados.

O aumento da demanda por produtos sustentáveis cria novas oportunidades de mercado para as empresas. Um exemplo é a CartonCup, de Blumenau (SC), que nasceu no ano de 2007 produzindo copos e potes de papel sustentáveis, com foco em redes de fast-food, cafeterias, casas de sucos e restaurantes. E com o desenvolvimento do mercado e competitividade crescente, surge outra necessidade: o desenvolvimento dos líderes, para que possam aprimorar competências e garantir sustentabilidade ao crescimento da empresa.

Carolina Valle Schrubbe, fundadora da Quare Desenvolvimento, empresa especialista em desenvolvimento de líderes e times, responsável pela consultoria na CartonCup explica que, através do mapeamento de perfis de comportamento e comunicação dos colaboradores da empresa, foi possível aprimorar a comunicação interna, ouvindo e engajando os colaboradores.

“Conseguimos adaptar a comunicação para dar feedback, motivar a equipe e delegar tarefas, conforme o perfil de cada colaborador. No processo de desenvolvimento, foi utilizado o feedback 360º anônimo para avaliação do líder, o qual serviu como insumo para o aprimoramento do gestor durante nove meses. No decorrer desse período, o progresso do líder foi avaliado através do LGPR (Leadership Growth Progress Review) para que pudéssemos identificar a evolução da eficácia da liderança e o resultado foi visivelmente positivo”, comenta.

No aprimoramento, buscou-se autoconhecimento, mapeamento de perfis dos colaboradores, comunicação assertiva, aprimoramento no processo de delegação, melhoria contínua na construção e implementação de estratégias para resultado, implementação do Feedforward e aprimoramento do planejamento de vendas e plano de metas.

“Apesar do mercado adverso nos últimos dois anos o trabalho nos permitiu continuarmos em nossa rota de crescimento gerando mais valor para a empresa e para os nossos clientes.  Nos posicionando entre os principais player do mercado de copos de papel nacional.  Além do resultado econômico ainda tivemos o aprimoramento da cultura interna o que nos permitiu buscar certificações internacionais únicas no mercado nacional. Para o próximo ano estaremos focados no aprimoramento de nossa cultura interna”, destaca o diretor executivo da CartonCup, André Marin D´ Iglesias Y Vieira.


NATHÁLIA HEIDORN
Presse Comunicação