Cervejas de inverno são uma opção para quem não quer abrir mão da bebida nos dias mais frios

Spread the love

Estilos bem encorpados e com alto teor alcoólico dão sensação de aquecimento. Harmonização com pratos mais gordurosos, carnes assadas e sobremesas cremosas e à base de chocolate destacam ainda mais a presença da bebida no inverno 

A previsão para os próximos dias é de muito frio em Santa Catarina. Uma ótima notícia para quem gosta de inverno. E com a escolha certa do rótulo,não é necessário abrir mão da cervejinha tradicional do encontro com os amigos, do jantar em família ou do happy hour. Isso porque as cervejas, principalmente as artesanais, têm ganhado cada vez mais espaço à mesa durante esta estação, com opções que combinam perfeitamente com o clima.

“É o momento ideal para o consumo de cervejas mais encorpadas e com um teor alcoólico mais acentuado, pois trazem aquecimento. Além disso, essas bebidas tendem a ser adocicadas e harmonizam com pratos salgados e doces mais gordurosos”, destaca Eduardo Rausch, mestre cervejeiro da Das Bier Cervejaria, uma das marcas artesanais pioneiras do Vale do Itajaí.

O especialista traz ainda uma outra característica dos estilos: “As cervejas para os dias frios pedem que sejam degustadas a temperaturas ligeiramente mais altas, uma vez que o que está em jogo não é a refrescância, mas, sim, os aromas e sabores que são mais perceptíveis com elas um pouco mais quentes”.

Na cartela de produções da Das Bier, dois rótulos se enquadram no estilo “me aqueça neste inverno”. Uma é a Stark Bier, uma Strong Scotch Ale com 8,3% de teor alcoólico e 38 IBU de amargor – uma cerveja forte e encorpada, com adição de rapadura, remetendo a notas de toffee e um leve defumado devido à utilização do malte peated. A outra é a Stout, do estilo Foreign Extra Stout, com 8% de teor alcoólico e amargor de 33 IBU: uma cerveja encorpada e escura, com sabores e aromas remetendo a café e chocolate amargo, com adição de coco queimado. 

À mesa, Rausch destaca os pratos que harmonizam com cada uma. “A Stark Bier acompanha as carnes grelhadas ou assadas e queijos curados; nas sobremesas vai bem com doces à base de creme, como manjar branco. Já a Stout combina com pratos mais pesados, como feijoada ou carne de porco e sobremesas que levam chocolate”.

Nem só de vinho se fazem os encontros no inverno. Depois dessas dicas, fica mais fácil incluir a cerveja nos momentos de descontração deste fim de semana, mesmo que a frente fria que está chegando traga até neve, como é previsto.

Sobre a Das Bier Cervejaria

Uma das pioneiras do mercado cervejeiro catarinense, a Das Bier foi fundada em 2006 e aposta em rótulos artesanais com sabores marcantes e variados. Incluem o mix os estilos Pilsen, Weizen, American IPA, Australian Pale Ale, Stout, Stark (Scotch Strong Ale), Catharina Sour Morango e Maracujá e Chope de Vinho. O negócio familiar traz não só a marca de cervejas, encontrada no varejo e em comércio eletrônicos, como também um restaurante com menu à base de peixes e harmonizado com as bebidas da casa, além de um pesqueiro com ampla área de lazer – espaços que reforçam o lema da empresa: da nossa casa para a sua casa.

TREVO COMUNICAÇÃO

Deixe um comentário