Câmara realiza 23º Sessão Ordinária do ano

Spread the love

Duas relevantes matérias foram votadas pelos Vereadores timboenses durante a 23º Sessão Ordinária, desta terça-feira (6) da Câmara de Vereadores de Timbó. Primeiramente, o Projeto de Lei Complementar nº 0005/2021, que trouxe incremento de parágrafo único à redação da Lei Complementar n° 411 de 26 de Dezembro de 2011, do Regime de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Timbó. A alteração deu-se em razão de regras impostas por Emenda Constitucional 103/2019 e, assim, merecia as alterações sugeridas pelo Poder Executivo. Após já ter passado pelas comissões permanentes adequadas e estando em conformidade, o PLC foi aprovado por 7 votos, estando ausente o vereador Ivonir Schrer, que justificou.
Em seguida, na Ordem do Dia, também foi votado o Projeto de Lei Ordinária nº 042/2021, modificador do PLO nº. 2.433 de 11 de setembro de 2009, que tratava sobre o regime de horários de funcionamento e sistema de plantões das farmácias em Timbó. Diante o novo projeto, fica autorizada a expedição de alvará para farmácias e drogarias para que funcionem em regime ininterrupto de 24 (vinte e quatro) horas por dia, todos os dias do ano. Apoiado em sua grande maioria por vários vereadores, sendo o teor uma solicitação já de tempos de alguns edis, a matéria foi aprovada por unanimidade pelos presentes.
Nos pronunciamentos pessoais, o Vereador Edson Bona falou sobre a importância de se fazer uma faixa elevada na rua Nereu Ramos com acesso à rua Espanha, permitindo mais segurança às pessoas que ali transitam. Também citou sobre visita que realizou no CIMMVI, onde foi recebido pelo presidente Fernando Tomazelli. Ainda destacou sobre Indicação que fez, na qual solicita instalação de faixa elevada na Rua Paraguai, em frente à Unidade de Saúde do bairro Imigrantes, assim como pede também melhorias nas faixas elevadas da Rua Araponguinhas, pertencentes ao anel viário. Pedi também a limpeza na rua Carajás, parte pavimentada.
O Vereador Adriano José da Silva, em seu momento, falou da rua Tamoio, bairro dos Estados, onde conversou com os moradores sobre infiltração na boca de lobo, diante o fato solicita atenção do setor de obras municipal. Destacou o risco percebido no encontro da Rua Arnoldo Albrecht, Padre Martinho Stein, com a Rodovia SC, onde encontra-se um degrau na via, sendo perigoso para quem circula no local. Ainda mencionou sobre a Moção de Apelo, de sua autoria, para que o Prefeito tome medidas administrativas para promover melhorias e tornar mais ágil os procedimentos de aprovação de projetos no Setor de Planejamento da Prefeitura de Timbó. Finalizou mencionando a passagem do Dia do Bombeiro e parabenizou o Corpo de Bombeiros de Timbó, pelos 20 anos de instalação no município.
Em sua manifestação, o Vereador Flávio Germano Buzzi, comunicou com muita alegria sobre o recebimento de sua vacina contra Covid-19. Fez menção à campanha de vacinação nacional contra o vírus, elogiou o trabalho da equipe de saúde do município e explicou que foi procurado pelos profissionais da categoria de enfermagem, pra saber sobre sobre a Moção de Apoio à classe. O vereador explicou que era um solicitação do Vereador Carlos Adriano Kruger enfatizou pedido de apoio dos vereadores à causa. Agradeceu a saúde municipal e a Igreja Católica de Timbó, que está cedendo o espaço para a realização da vacinação. Apresentou o ConecteSus, aplicativo de celular que demonstra os dados da vacina e histórico referentes a Covid e finalizou parabenizando o treinador e professor timboense, Sidney Alexandre Reinhold, convocado para a Paraolimpíada de Tokio, junto aos atletas Flávio e Paulo.
O Vereador Haroldo Fiebes abordou a respeito de homologação do Prefeito Municipal de Timbó, de Resolução do Conselho da Cidade, que versava sobre as dimensões de calçadas ou edificações em concordância com os recuos exigidos, conforme a Lei Complementar 478/2016. A redação da legislação prevê passeios públicos de 3 metros, diante disso a referente Resolução prevê flexibilização aos proprietários de imóveis quanto a esse disposto na Lei, considerando a iminência de alterações nos gabaritos das ruas. Parabenizou o Conselho e o Executivo pela atitude, pois sua aplicação, futuramente, implica na organização das obras da cidade e autonomia ao proprietário em escolher a dimensão que lhe cabe conforme sua realidade e, ainda assim, estar em conformidade com a legislação. Finalizou agradecendo ao Executivo pelo atendimento à solicitação da comunidade de melhorias na Rua Wilhelm Butzke Sênior.
Utilizando de seu tempo regimental, o Vereador Douglas Emanuel Marchetti, cumprimentou com muito orgulho os jovens que foram diplomados formando a nova legislatura do Parlamento Jovem de Timbó. Enalteceu os profissionais de saúde município, pela organização da campanha de vacinação contra Covid-19 e também pela passagem da data do Dia do Bombeiro, enfatizando a credibilidade da instituição. Parabenizou a convocação do treinador Sidney Alexandre Reinhold como membro da comissão paraolímpica para Tóquio 2021. Ainda destacou a presença do ex-vereador Fabrício Dalcastagné, que assume como assessor do Deputado Laércio Schuster e anunciou que já está em vias de licitação a revitalização do pátio interno da escola Zanella, projeto viabilizado pelo gabinete do deputado. Finalizou estendendo solidariedade ao prefeito Jorge e seus familiares por estar com o pai hospitalizado em decorrência de covid-19.
Também inscrito para se pronunciar, o vereador Carlos Adriano Kruger cumprimentou os jovens eleitos vereadores mirins, já diplomados para a nova legislatura do Parlamento Jovem de Timbó também estendeu cumprimentos pela passagem do Dia do Bombeiro. Apresentou imagens a respeito da operação tapa-buraco no município, citando pontos da cidade em que os problemas são recorrentes e questionou a eficiência das ações. Deu destaque ao PLO 042, quanto ao funcionamento das farmácias em Timbó, trouxe sua análise quanto aos projeto, aproveitou para agradecer o trabalho dos estabelecimentos que até hoje atendem o município no sistema de plantão e demonstrou apoio à iniciativa de alteração apresentada.
A presidente da Casa, Gilmara Maria Baddaratz Giotti, trouxe em seu depoimento a satisfação pelo momento importante que o Legislativo vivenciou na data de 5 de julho, quando os jovens Vereadores eleitos, foram diplomados para formar o Parlamento Jovem de Timbó. Enalteceu o gosto por ver o interesse da juventude na política e agradeceu a presença dos representantes, que se faziam presentes na Sessão Ordinária de hoje. A solenidade de posse do Parlamento será em 2 de agosto corrente. Pontuou a respeito de encontro com o Secretário Municipal de Saúde, Alfredo Berri, no qual conversaram sobre os altos índices de absenteísmo, ou seja, faltas em consultas na rede municipal de Saúde. Aproveitou para fazer um apelo à comunidade, pela conscientização quanto a esse compromisso assumido, pois se alguém falta e não desmarca, impede que outra pessoa seja atendida. Finalizou demonstrando sua solidariedade ao Prefeito Jorge Kruger e seus familiares, que passam por delicado momento quando da convalescença por Covid-19, do pai do prefeito. Desejou plena recuperação ao mesmo e força aos seus próximos.

TEXTO - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Câmara de Vereadores de Timbó.