Blumenau registrou mais três óbitos, somando agora 465 mortes por Coronavírus no município

Spread the love

 Nesta terça-feira, dia 20, foi confirmada a morte de dois homens de 78 e 73 anos e uma mulher de 34 anos

Blumenau registrou mais três óbitos, somando agora 465 mortes por Coronavírus no município. Nesta terça-feira, dia 20, foi confirmada a morte de dois homens de 78 e 73 anos e uma mulher de 34 anos. As três vítimas tinham comorbidades.
Blumenau registra ainda nesta terça-feira, dia 20, um total de 50.214 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 137 a mais do que registrado na última segunda-feira, dia 19, quando o município contabilizava 50.077 casos da doença. Dos casos novos diagnosticados, 11 foram por meio do RT-PCR, 17 por testes rápidos, 108 de antígeno e um sorológico. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 170.418 testes para Covid-19. Somente nesta terça-feira, dia 20, foram processados 626 exames. Entre os casos positivos, 648 pacientes estão em tratamento. Destes, 540 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Dos casos em análise e confirmados de Blumenau e de outros municípios, 126 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo71 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 55 em enfermaria. Destes na UTI, 59 pacientes são de Blumenau (58 confirmados e um em análise) e 12 pacientes de outras cidades (todos confirmados) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 75,5%, além disso, cinco leitos de guerra estão ativados. Já em enfermaria são 45 pacientes de Blumenau (42 confirmados e três em análise) e 10 de outros municípios (todos confirmados), com taxa de ocupação de 31,1%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 403 atendimentos, com 103 deles decorrentes de síndromes gripais.
O município contabiliza também 49.101 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. O poder público também reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

-Prefeitura mantém atendimento para casos de Covid-19 no feriado de Tiradentes
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), informa que a Central Referência para Casos Suspeitos de Covid-19 segue com atendimento ao público nesta quarta-feira, dia 21, durante o feriado de Tiradentes. Pessoas com sintomas gripais e suspeita de Covid-19 podem ir até o Ambulatório do Parque Vila Germânica, das 7h às 19h.
Os profissionais que atuam na Central de Monitoramento Covid-19, fazendo ligações aos pacientes com diagnóstico positivo para Coronavírus também estarão atendendo na quarta-feira, dia 21, das 8h às 17h. Já as unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) e demais Ambulatórios Gerais (AGs) estarão fechados e retomam atendimentos na quinta-feira, dia 22.

-Confira como será o atendimento da Semus:
-Atendimento Covid-19: Ambulatório da Vila Germânica, aberto das 7h às 19h.
-Alô Saúde – 156 (opção2): não terá atendimento neste dia.
-Confira como ficam outros serviços:
-Unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) e Ambulatórios Gerais (AGs): as unidades estarão fechadas na quarta-feira, dia 21 de abril. Retornam o atendimento na quinta-feira, dia 22.
-Centro de Atenção Psico-Social (CAPS): unidades CAPS e SAS fechadas.
-Serviço de Atenção Integral a Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVS): em regime de sobreaviso pelo telefone (47) 99628-2019.

-Atendimento psicológico on-line: não terá atendimento na quarta-feira, dia 21 de abril. O atendimento retorna na quinta-feira, dia 22.
-Ouvidoria da Saúde: não terá atendimento no feriado.
-Farmácias de Alto Custo e Solidária: fechadas, bem como as farmácias das unidades de saúde.
-Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD): atendimento em regime de sobreaviso.
-Central de Transporte de Pacientes SUS: atendimento em regime de sobreaviso para casos urgentes.
-Samu: atendimento normal.
-Vigilância Sanitária e Ambiental: atendimento em regime de sobreaviso para hospitais, laboratórios, clínicas e 15ª ADR.
-Vigilância Epidemiológica: atendimento em regime de sobreaviso para hospitais, laboratórios, clínicas e 15ª ADR.
-Policlínica Lindolf Bell, Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, NIAF, NAD, Cedap, CAISM. CSI, CEO I, CEO II e Secretaria de Saúde: estarão fechados durante o feriado.

-Blumenau aplicou nesta terça-feira 2.022 vacinas entre 1ª e 2ª doses
Nesta terça-feira, dia 20, foram aplicadas 60 vacinas da primeira dose, somando 46.665 até o momento. No mesmo dia foram aplicadas 1.962 vacinas da segunda dose, totalizando 24.562. O município segue as determinações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde (MS) e as deliberações da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Governo do Estado. Com a chegada de novas remessas de imunizante a prefeitura vai divulgando em seus canais oficiais (site e redes sociais) os grupos prioritários que podem se vacinar conforme o Plano Municipal de Imunização.

-Central de Monitoramento
Os profissionais que atuam na Central de Monitoramento Covid-19, fazendo ligações aos pacientes com diagnóstico positivo para Coronavírus também estarão atendendo na quarta-feira, dia 21, das 8h às 17h.

-Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
Nesta quarta-feira, dia 21, feriado de Tiradentes, o Alô Saúde e o serviço de atendimento psicológico online não estarão disponíveis. Os dois serviços serão retomados na próxima quinta-feira, dia 22.

-Atendimento Rápido Covid-19 nos bairros e Ambulatório da Vila Germânica fazem 274 testes
A Central Referência para Casos Suspeitos de Covid-19 segue com atendimento ao público nesta quarta-feira, dia 21, durante o feriado de Tiradentes. Pessoas com sintomas gripais e suspeita de Covid-19 podem ir até o Ambulatório do Parque Vila Germânica, das 7h às 19h. Já as unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) e demais Ambulatórios Gerais (AGs) estarão fechados e retomam atendimentos na quinta-feira, dia 22.
Somente nesta terça-feira, dia 20, as unidades fizeram 427 atendimentos e 274 coletas para exames RT-PCR e Antígeno.

SECOM BLUMENAU