Avaliação da Anvisa comprova a segurança do paciente do Hospital Santa Isabel

Spread the love

O Hospital Santa Isabel alcançou 100% de conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente. A avaliação foi promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. O órgão atua em conjunto com o Núcleo de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária – NSP VISA/SC. Participam da pesquisa todos os hospitais do país com leitos de terapia intensiva.

A avaliação, segundo a Anvisa, é uma estratégia para a promoção da cultura da segurança, aprimorando a qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde. Diane Furtado, Coordenadora de Processos e Qualidade do Hospital Santa Isabel, explica: “São avaliados 21 indicadores, desde protocolos internos e capacitações até notificações em incidentes. O Hospital Santa Isabel se preocupa em desenvolver todas as áreas de segurança do paciente, garantindo o melhor tratamento médico e qualidade no serviço de saúde prestado à comunidade”.

O Hospital Santa Isabel aplica, constantemente, as 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente, desenvolvidas em 2006 pela Joint Commission International (JCI), e recomendadas pela Organização Mundial da Saúde: 1 – identificação correta do paciente, 2 – comunicação efetiva, 3 – uso seguro de medicamentos, 4 – cirurgia segura, 5 – higiene das mãos, 6 – prevenção de quedas e lesão por pressão. As metas têm o objetivo de garantir as melhores práticas durante todo atendimento. “Os protocolos adotados pelo Hospital Santa Isabel têm foco no paciente, garantindo o bem estar e recuperação no ambiente hospitalar”, completa Diane Furtado.

Texto: Gabriel Silva/Comunicação HSI.