Atendimento de casos suspeitos de Covid-19 serão centralizados nos Ambulatórios Gerais

Spread the love

A partir da próxima segunda-feira, dia 6, o atendimento aos casos suspeitos de Covid-19 serão centralizados exclusivamente nos Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade. Com a redução no número de testes positivos registrados na cidade e com os atendimentos Covid-19 passando a fazer parte do rol de atendimentos da rede básica de saúde, o espaço no Ambulatório da Vila Germânica encerra os atendimentos no próximo domingo, dia 05, às 19h. 

Com a medida, os Ambulatórios Gerais (AG) seguem oferecendo atendimento aos casos suspeitos de Covid-19. Os AGs da Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), atenderão de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h. Já os AGs Centro e Escola Agrícola, atendem das 7h às 20h durante a semana. Aos sábados e domingos, o atendimento acontece nos AGs Velha, Garcia e Itoupava das 7h às 18h.

Neste momento, com o foco em vacinação, a Prefeitura opta por migrar os serviços para os AGs, onde também são feitos atendimentos clínicos não Covid-19. Um levantamento da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) aponta que dos atendimentos que resultaram em testes, menos de 10% estão recebendo diagnóstico positivo para a doença. Vale ressaltar que o atendimento nos AGs continuam seguindo os regramentos da Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE).

Com a mudança, a estrutura de recursos humanos, como técnicos de enfermagem e enfermeiros serão realocados para a Central de Vacinação contra Covid-19, ampliando a oferta de serviço que agora soma além da primeira dose, a segunda dose da vacina.

Ambulatório da Vila Germânica
Criado em maio de 2020, para centralizar os serviços de atendimento Covid-19, o local já fez mais de 100 mil atendimentos e 74,2 mil testes de Covid-19. No período de maior procura, em julho deste ano, foram feitos 13.200 atendimentos, sendo 9.131 coletas para exame.

TEXTO – SECOM BLUMENAU