Assinada ordem de serviço para inicio da obra na Vila Jensen

Spread the love

O prefeito Mário Hildebrandt assinou na última quarta-feira, dia 18, a ordem de serviço para pavimentação da Vila Jensen (Arrozeira), no bairro Itoupava Central. A obra faz parte do pacote anunciado pela Prefeitura de Blumenau que contabiliza mais de R$ 5 milhões em melhorias na mobilidade urbana das quatro ZEIS (Zonas de Especial Interesse Social) da cidade.

O local, que tem buscado junto ao Poder Público pela regularização fundiária, será contemplado com pavimentação em lajotas em uma área de 6.323 m² e mais 1.247 metros de sistema de drenagem. O investimento do município é de é R$ 1,6 milhão, recursos financiados junto ao Banco do Brasil.

“Enquanto governo devemos olhar e levar a infraestrutura para toda cidade e temos feito isso também nas ZEIS, levando melhores condições e oportunizando para que estas comunidades de baixa renda usufruam de mais qualidade de vida, mais conforto e de mais segurança. São 126 famílias que vivem na Vila Jensen e que terão suas vidas transformadas a partir desta melhoria.”, avalia o prefeito Mário Hildebrandt.

A Secretaria Municipal de Obras (Semob) também classifica as benfeitorias como um passo importante para o desenvolvimento em regiões de vulnerabilidade social. “Blumenau vive um momento de crescimento com cerca de 100 obras simultâneas ocorrendo de norte a sul e, além de promover a melhoria em corredores de serviços e em lugares de grande fluxo, também estamos levando a mobilidade em locais como as ZEIS”, salienta o secretario da pasta, Michael Maiochi.

Ruas nominadas na Vila Jensen

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) inicia nesta semana a colocação das placas com os nomes das ruas. Elas serão instaladas em cada rua conforme as obras forem feitas. Estão previstas 15 placas para as dez ruas denominadas pela Lei nº 9.042, de 16 de Julho de 2021. São elas: Jensen, Eduardo Augusto Rosa, Raimundo Justino Ferreira, Bonsai, Flor de Maio, Botão de Ouro, Peônia, Lisanthus, Arizona e Jose Reinert.

Conforme Lucelma Damasio Baldi, moradora da Vila Jensen há mais 17 anos, a concretização desta obra é um sonho que fará muita diferença no dia a dia da comunidade. “Receber a correspondência em casa, ter a rua calçada, o esgoto canalizado, realmente trás dignidade aos moradores. E é por isso que temos de agradecer por receber este olhar diferenciado da administração pública”, avalia a moradora.

A comunidade da Vila Jensen começou a se formar no final da década de 80, onde funcionava uma Cooperativa no local e os operários moravam nos arredores. Eram dez famílias que moravam no local e receberam os imóveis em troca de dívidas trabalhistas.

Um dos antigos operários da cooperativa começou a vender as terras da região formando assim a comunidade, que hoje conta com cerca de 129 famílias residindo no local. A região foi declarada Zona de Especial Interesse Social (ZEIS) pelo Decreto nº 8.578/2007 e a comunidade está em fase inicial de Regularização Fundiária.

Obras em ZEIS

Alem da Vila Jensen que será contemplada com obras de pavimentação, as outras ZEIS do município também estão sendo assistidas pelo município. Na Vila Vitória, no bairro Itoupava Norte, por exemplo, cerca de 50% dos serviços já foram executados. De acordo com a Semob toda etapa de drenagem e de muros já foram finalizadas e agora o foco tem sido na colocação das lajotas em paver.

Também estão adiantados os trabalhos na Vila União, no bairro Itoupava Central, onde estão sendo concluídos os trabalhos de drenagem para posteriormente iniciar a etapa de pavimentação. Já na Vila Bromberg/Vila Feliz, no bairro Escola Agrícola a obra segue em fase de drenagem.


Assessor de Comunicação: Fernando Gonzaga