AMOR LÍQUIDO….

Spread the love

Leite materno é alimento e saúde para os bebês!
Muito se fala sobre a importância de proteger as crianças das doenças do dia a dia com vacinas desde que nascem. Mas será que essa proteção vem mesmo somente depois do nascimento?
Você mamãe, já se perguntou sobre a importância de amamentar seu bebê e para isso estar com a saúde em dia para que o seu filho também seja saudável e cresça com saúde? No mês de incentivo ao aleitamento materno, Agosto Dourado, viemos reforçar outro papel importante do leite, a proteção.
Com a vacina da Covid-19, as mamães que ainda amamentam seus filhos foram incluídas nos grupos prioritários, como uma chance a mais de proteção para os bebês. Outras vacinas, que as mamães tomam ao longo da gestação, também podem ser de grande importância para as crianças. A enfermeira e epidemiologista Vanessa Maciel, consultora da Primme Vacinas, clínica especializada em imunização, explica que o papel das mamães na proteção dos filhos pode acontecer de diversas maneiras, inclusive por meio do aleitamento materno. O leite já é por si só alimento rico para as crianças, além disso, ele pode passar para o bebê a proteção das vacinas que a mamãe tomou.
As gestantes tem calendário específico, então tem várias vacinas que toda gestante deve tomar. “Uma das que a gente mais conhece é a DTPA – vacina combinada que confere proteção contra difteria, tétano, coqueluche e poliomielite através de uma aplicação. Mais de 300 crianças morrem em Santa Catarina vítimas de coqueluche todo ano, mas se a mãe tomar essa vacina, ela passa essa proteção para o bebê, e ele fica protegido até ter idade para poder se vacinar”, conta Vanessa.
Outras vacinas podem não passar a proteção enquanto o bebê estiver na barriga, mas a mãe pode passar os anticorpos prontos através do leite materno quando o bebê nascer e estiver se alimentando com o leite. Por isso, além de incentivar a alimentação por meio do leite, importante compreender que o aleitamento é também saúde para os bebês.
A Primme Vacinas lembra às mamães sobre a importância de ficarem atentas ao calendário vacinal enquanto gestante, conferir a caderneta de vacina dos bebês, e amamentar os filhos com o Amor líquido, que é o leite materno. Isso é saúde e proteção para a vida toda!

Danielle Lottermann
Jornalista