23º. Fenatib – 100% online – será o Festival de Teatro para Crianças e Jovens mais inclusivo da história

Spread the love

TEXTO – LUIS BOGO

Está quase tudo pronto para a abertura oficial do 23º. Fenatib – o Festival de Teatro para Crianças e Jovens, que acontece entre os dias 20 e 27 deste mês, pela primeira vez em versão 100% online.

            Produtores e organizadores estão trabalhando em ritmo acelerado para que as transmissões dos espetáculos, dos debates e do Seminário que fazem parte da programação transcorram sem qualquer problema e possam atingir o maior número de crianças e adolescentes de todo o Brasil, além de jovens residentes nos demais países de Língua Oficial Portuguesa.

            A cerimônia de abertura do 23º. Fenatib será no dia 19, quinta-feira, às 19h30. Na sequência, será transmitido o espetáculo, “O Príncipe dos Observadores”, adaptação da vida e obra de Fritz Muller, dirigida por Maria Teresinha Heimann e Giba de Oliveira.

            Na sexta-feira, dia 20, às 10h, o espetáculo transmitido será “O Romance do Pavão Misterioso”, do grupo “Mamulengo Sem Fronteiras”, de Brasília (DF).

A partir do sábado, dia 21, a programação será ampliada. A seguir, a relação de todos os espetáculos e intervenções que farão parte do 23º. Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau:

21/08 – Sábado – 10h – Transmissão online do espetáculo “Qual é o Meu Nome, Mamãe?” – do grupo Cegonha – Bando de Criação – RJ

21/08 – Sábado – 15h – Apresentação de “Pequenas Porções de Tempo”, no Parque Ramiro Ruediger, com o grupo Produções Artísticas (Movimento 161) – de Curitiba (PR).

22/08 – Domingo – 10 h – “A História de Fritz Muller”, pelo grupo Lambe-Lambe, de Blumenau.

22/08 – Domingo – 10h – Transmissão de “Juvenal Pita e o Velocípede” – Pandorga Companhia de Teatro (RJ).

22/08 – Domingo – 11h – nova apresentação de “Pequenas Porções de Tempo”, com o grupo Produções Artísticas (Movimento 161) – de Curitiba (PR), desta vez na Rota de Lazer, na Rua XV de Novembro, no centro de Blumenau.

23/08 – Segunda-feira – 10h – Missiva (Lambe-Lambe) – Cia. Mútua – Itajaí (SC).

23/08 – Segunda-feira – 10h – “O Garoto que Virou TV” – Trupe dos Cirandeiros – Goiânia (GO).

23/08 – Segunda-feira – 15h25 – “A Saudade” – Lambe-Lambe – Santos (SP).

23/08 – Segunda-feira – 15h30 – “Quando a Criança Era Criança” – MKV Produções – Curitiba (PR)

24/08 – Terça-feira – 10h – Transmissão de “Napoleão” – grupo Pavilhão da Magnólia – Fortaleza (CE).

24/08 – Terça-feira – 15h30 – “A Sua Voz – uma peça sobre Malala” – (Contação de história) – Mar Cultural – Florianópolis (SC).

25/08 – Quarta-feira – 10h – “Emaranhada” – Amarilis Irani – São Paulo – (SP)

25/08 – Quarta-feira – 15h30 – “O Outro Lado da Ponte” – (Contação de História) – Detalhe Teatro – Blumenau (SC)

26/08 – Quinta-feira – 10h – “A Dita” – Cia. De La Curva – Chapecó (SC).

26/08 – Quinta-feira – 15h30 – “Dona Maria, a Louca” – (Leitura Dramática).

27/08 – Sexta-feira – 10h – “Mani Manioca” – Las Brujas – Cia. de Teatro e Artes Integradas – Porto Alegre (RS)

28/08 – Sexta-feira – 15h30 – “A Fada Sonhadora” – (Contação de história) – Lu May e Ruth Rodrigues – Blumenau (SC).

Além dos espetáculos que estarão disponíveis gratuitamente no YouTube, através do site www.inarti.org.br e com acesso pela plataforma da Secretaria Municipal de Educação de Blumenau e Secretaria Municipal de Cultura, de 20 de agosto a 10 de setembro de 2021, também estão programadas apresentações do “Show Musical de Marionetes”, de Beto malabares e Rosinha Walter, entre o domingo (22) e a terça-feira (24/08), sempre as 15h, em espaços alternativos.

O Seminário

Nesta edição, também acontece o 3º. Seminário sobre Teatro, que ocupará os três primeiros dias da agenda do Fenatib. O tema debatido será “Visualidades no Teatro para Crianças e Jovens”, nos desafiando a aprofundar as reflexões sobre a cena contemporânea, sua multiplicidade de expressões, e diferentes modos de pensar e praticar Teatro para Crianças e Jovens no Brasil.

            O Seminário será composto por seis palestras. No dia 20, às 14h10, a Prof. Dra. Márcia Buss Simão (UFSC), apresentará “Infância no Brasil; Contexto e perspectivas em tempos de pandemia”. Em seguida, a Prof. Me. Sabrina Moura falará sobre a “A prática de professores, sua formação e o olhar do artista educador sobre o teatro”. Neste primeiro dia, a coordenação de mesa ficará a cargo Prof. Dr. Antônio Lauro de Oliveira Góes da UFRJ.

No dia 21, teremos as palestras “Elementos da Cultura negra no Teatro para crianças e jovens no Brasil”, pelo Prof. Me. Carlos José Silva da Universidade Regional de Blumenau – FURB, e “O Corpo nas Artes: liberdade expressiva e a redescoberta do sabor do saber”, proferida pelo Prof. Dr. Ernani de Castro Maletta, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG-BH), sob coordenação do Prof. Dr. Miguel Vellinho – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO – RJ. Encerrando o seminário, no dia 22 acontecem as palestras “Espaço, Sonoridades e Corpo Cenográfico”, por Osvaldo Gabrieli do Grupo XPTO, de São Paulo, e “O Espetáculo Teatral para crianças e Jovens”, com o Prof. Dr. Miguel Vellinho, sob a coordenação do Prof. Dr. Antônio Lauro de Oliveira Góes, da UFRJ.

A Coordenação Geral estará sob responsabilidade da Prof. Me. Maria Teresinha Heimann. O acesso gratuito pode ser feito a partir do site do Inarti:

www.inarti.org.br