12ª RPM lança operação em Jaraguá do Sul e outros sete municípios

A 12ª RPM (Região de Polícia Militar) lançou uma operação em Jaraguá do Sul e outros sete municípios nesta sexta-feira (26).

A 12ª RPM (Região de Polícia Militar) lançou uma operação em Jaraguá do Sul e outros sete municípios nesta sexta-feira (26).De acordo com o comandante da unidade, tenente-coronel Márcio Leandro Reisdorfer, a ação busca criar um “muro de proteção” em toda a região, que cobre o Vale do Itapocu e parte do Planalto Norte do Estado. O comandante destaca que a ação envolveu o 14º e o 23º batalhões de Polícia Militar, sediados em Jaraguá do Sul e São Bento do Sul, respectivamente. Esse é o primeiro passo para implantar ações coordenadas entre as duas unidade e faz parte do planejamento estratégico do novo comandante da regional.
“Hoje, nós lançamos a operação na área dos dois batalhões. Os policiais militares realizaram barreiras e varreduras ao mesmo tempo. A ideia é expandir esse muro de proteção que cercava apenas o 14º Batalhão de Polícia Militar para a área da 12ª Região de Polícia Militar”, comenta Reisdorfer.
De acordo com o comandante da 12ª RPM, as barreiras vão verificar as mais diversas situações criminais, como a captura de foragidos da Justiça, porte ilegal de armas e o tráfico de drogas.
Além disso, os policiais militares também vão fiscalizar as normas para evitar a disseminação da Covid-19.
“Nós vivemos em uma das regiões mais seguras do Estado e nós queremos manter dessa forma. A missão constitucional da Polícia Militar é a de ser a polícia ostensiva. Com foco na prevenção de crimes e na manutenção da ordem pública, vamos manter os índices como estão ou até abaixo disso”, Frisa.
Bairros fechados
Por volta das 15h de sexta-feira (26), 35 policiais militares saíram do 14º BPM em um comboio composto por 13 viaturas. O comandante do 14º Batalhão, tenente-coronel Valdeci Oliveira da Silva, explica que o contingente empregado na operação não conta as guarnições que estão no policiamento normal da região. As ações de saturação foram concentradas, num primeiro momento, nos bairros Corticeira, em Guaramirim, e Santo Antônio, em Jaraguá do Sul.
Valdeci destaca que durante a ação nesses locais foi desencadeada após serem identificadas situações criminais, como furtos, roubos e uma ocorrência de lesão corporal grave. “São dois bairros que nós precisamos dar uma atenção especial e é uma questão de controle de ambiente. Se a Polícia Militar está presente, a pessoa que é mal intencionada se afasta e acaba diminuindo a criminalidade”, conta o comandante do 14º BPM.Em um segundo momento, durante a noite, o policiamento está sendo concentrado na área central de Jaraguá do Sul.
Durante a fiscalização de conveniências de postos de combustíveis, os policias militares verificam o consumo de bebida alcoólica fora do horário permitido e as aglomerações. “Com a pandemia, houve a delimitação do horário em que é permitido o consumo de bebidas alcoólicas. Além da questão criminal, os policiais militares vão realizar fiscalizações sanitárias durante as 12 horas de operação”, finaliza Valdeci.

12ª RPM (Região de Polícia Militar) – OCP – NEWS

Deixe uma resposta