??? ????? É ???? ?

Spread the love

Coloquei três espigas de milho em cima da minha mesa de trabalho e esperei os comentários dos agricultores que vieram ao escritório. Muitos me disseram:

Coloquei três espigas de milho em cima da minha mesa de trabalho e esperei os comentários dos agricultores que vieram ao escritório. Muitos me disseram: “Este milho meu pai plantava antigamente” ou “este aqui bem amarelo eu conheço, é dos antigos” e ainda “este vermelho faz tempo que não vejo.
Na verdade, são variedades modernas produzidas pela EPAGRI, chamadas de Catarina, Fortuna e Colorado. Estes milhos são ditos de polinização aberta, ou seja, possuem uma ampla base genética, de cruzamentos de variedades locais.
A principal vantagem é que estas sementes podem ser guardadas para o plantio novamente, diferente dos híbridos que todo ano o agricultor tem que comprar novamente.
Também não são transgênicas, portanto necessitam de maiores cuidados no controle de ervas daninhas e insetos. Em termos de produção, estas variedades não perdem em nada para os híbridos e os transgênicos e são mais baratas.
Outra vantagem, são muito resistentes as variações do clima (excesso de chuva ou estiagem).
Por ser uma empresa pública, a EPAGRI não pode comercializar as sementes e repassou a produção para uma empresa privada. No entanto, quem tiver interesse, pode nos contatar e intermediaremos a aquisição e distribuição das sementes.
Rodolfo Probst
Engenheiro Agrônomo
EPAGRI de Rio dos Cedros
Contato:
Rua Nereu Ramos, 142 – Centro
(47) 3399-3097 ou 9-9742-5071
antonioprobst@epagri.sc.gov.br

Prefeitura Municipal de Rio dos Cedros